Disciplina Curricular
Análise Química Ambiental AQA
Mestrado Bolonha em Química - 1_MQ 2022/23
Contextos
Grupo: 1_MQ 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química > Opcionais > 600_MQ-Opcionais CTQ - Quim > 1º Semestre
Período:
Grupo: 1_MQ 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química Analítica > Opcionais > 602_MQ-Opcionais CTQ - Química Analítica > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram competências na amostragem e caracterização química de sistemas ambientais complexos com conhecimentos básicos de avaliação da incerteza destas análises necessária à interpretação objetiva de tendências e diferenças dos sistemas estudados. Paralelamente à descrição das abordagens analíticas, discutem-se as ferramentas de avaliação da qualidade das análises, nomeadamente a validação de métodos, o controlo da qualidade das análises e a avaliação da incerteza da medição. Abordam-se técnicas de amostragem e de análise de parâmetros químicos orgânicos e inorgânicos com destaque para a monitorização de impactos do aquecimento global e de fontes de poluição. A apresentação de casos de estudo pelo docente da UC e por peritos convidados permite uma consolidação de conhecimentos.
Programa
Introdução à análise química ambiental. Definições e conceitos gerais sobre compostos químicos naturais e poluentes. Principais contaminantes antropogénicos, aspetos toxicológicos e impacto ambiental associado. Remediação química. Características das emissões gasosas mais relevantes, dos metais pesados mais importantes e das principais classes de compostos orgânicos prioritários e emergentes. Relevância da química analítica na gestão de recursos ambientais. Amostragem ambiental, tratamento e interpretação de resultados. Determinação de parâmetros orgânicos e inorgânicos em amostras ambientais. Monitorização de emissões gasosas, do meio marinho, de rios e albufeiras, solos e biota: Relevância, metodologias e desafios. Acompanhamento da acidificação dos oceanos. Gestão, qualidade ambiental e avaliação em conformidade com a regulamentação vigente. Validação de métodos, controlo da qualidade das análises e avaliação da incerteza da medição. Exemplos de estudo casos concretos.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação pode decorrer de forma contínua ou através da realização de um exame final. A avaliação contínua envolve a realização de dois testes escritos individuais, uma monografia realizada por grupos de três alunos, e resposta a pequenos questionários apresentados no final das aulas. Os testes individuais, monografia e questionários online contribuem para 70 %, 25 % e 5 % da nota final, respetivamente. A nota mínima das diversas ferramentas de avaliação, nomeadamente testes individuais e trabalho de grupo, é de 8,5 valores num máximo de 20 valores. O exame final e testes escritos são divididos numa parte sem consulta e numa parte com consulta, sendo necessária a nota mínima de 10 valores no conjunto de todas as ferramentas de avaliação para o aluno obter aprovação na UC.