Disciplina Curricular

Química Medicinal de Nucleósidos e Nucleótidos QMNN

Mestrado Bolonha em Química - 1_MQ 2022/23

Contextos

Grupo: 1_MQ 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química > Opcionais > 600_MQ-Opcionais CTQ - Quim > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir conhecimentos sobre processos biológicos essenciais em que os nucleósidos e nucleótidos estejam envolvidos e que se encontrem desregulados em doenças como o cancro ou infeções virais, os quais podem ser focados de modo a conduzir a estratégias terapêuticas promissoras. O programa inclui uma abordagem às enzimas dependentes de nucleósidos/nucleótidos e aos compostos análogos de nucleósidos/nucleótidos em uso clínico que atuam como miméticos dos naturais, inibindo uma determinada enzima ou interferindo num processo biológico que contribui para o progresso da doença. Estes tópicos permitirão aos alunos compreender os conceitos de alvo terapêutico, antimetabolitos, compostos análogos/miméticos e a importância destes em química medicinal para o design de novos potenciais compostos bioactivos. Uma abordagem sobre a química orgânica  de nucleósidos/nucleótidos permitirá aos alunos  adquirir competências para o desenvolvimento de estratégias de síntese de compostos análogos.  Os alunos irão adquirir conhecimentos sobre a investigação mais recente realizada neste domínio e de particular relevância na área da química medicinal.

Programa

Estrutura de  nucleósidos e de nucleótidos. Tipos de nucleótidos. Funções biológicas de nucleótidos. Potencial terapêutico de análogos de nucleósidos/nucleótidos, nomeadamente como agentes anticancerígenos e antivirais e mecanismos de ação. Enzimas dependentes de nucleósidos/nucleótidos que são alvos terapêuticos relevantes para o cancro e infecções virais. Análogos de nucleósidos e de nucleótidos com actividade antitumoral e antiviral, incluindo compostos usados clinicamente. Desenvolvimento de análogos de nucleósidos e de nucleótidos potencialmente bioactivos: estratégias de síntese química e design racional.  

Métodos de ensino e avaliação

Métodos de ensino Exposição de conteúdos (aulas teóricas). Leitura e discussão de artigos científicos relevantes no contexto dos conteúdos programáticos (aulas teórico-práticas). Resolução de exercícios de aplicação sobre desenvolvimento de análogos de nucleósidos e de nucleótidos potencialmente bioativos e sobre estratégias/métodos de síntese de compostos destes tipos (aulas teórico-práticas). Métodos de avaliação Exame escrito (60%) e monografia sobre um tema proposto pelo aluno, incluindo apresentação oral (40%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre