Disciplina Curricular

Dissertação em Química D-Quí

Mestrado Bolonha em Química - 1_MQ 2022/23

Contextos

Grupo: 1_MQ 2022/23 > 2º Ciclo > Dissertação

Período:

Peso

57.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aplicar e alargar os conhecimentos adquiridos durante a parte escolar do mestrado através de um projeto original de ‘investigação e desenvolvimento’ (I&D), realizado num grupo de investigação académico ou num grupo empresarial. Os estudantes devem adquirir competências para desenvolver trabalho de I&D de forma autónoma, planeando e executando experiências, analisando e interpretando criticamente resultados e desenvolvendo competências de relacionamento interpessoal. Deverão igualmente adquirir capacidade para escrever (em português ou inglês) uma tese e apresentar oralmente os resultados do trabalho desenvolvido. É esperado que o estudante consiga concluir com êxito o projeto de dissertação, cujo conteúdo deve ter a qualidade suficiente para poder ser publicável numa revista científica da especialidade.

Programa

Cada estudante realiza um projeto de dissertação individual relacionado com um ‘tema científico’ sugerido por um investigador/docente do Departamento de Química e Bioquímica, de um grupo de investigação associado ou numa instituição externa em que se tenham celebrado protocolos. Genericamente, o projeto de dissertação circunscreve-se à área científica de ‘Ciências e Tecnologias Químicas’, incluindo áreas disciplinares tradicionais, nomeadamente, ‘Síntese Química’, ‘Química Computacional’, ‘Química do Estado Sólido’ ‘Eletroquímica’, ‘Química Analítica’ e ‘Química-Física’. O projeto de dissertação deve envolver trabalho original, promover formação avançada num dado tópico (fora do âmbito 1º Ciclo) e criar todas as condições para o estudante alcançar os objetivos previamente delineados.

Métodos de ensino e avaliação

Após a seleção do ‘projeto de dissertação’ pretendido, o estudante começa por efetuar uma pesquisa bibliográfica adequada, no seguimento da UC Seminário de Investigação, seguindo-se o planeamento e execução das experiências laboratoriais necessárias para a concretização dos objetivos a alcançar. O orientador(es) acompanha(m) o trabalho desenvolvido pelo aluno nas diversas fases do processo, em particular na aplicação das metodologias preconizadas para cumprir o(s) objetivo(s), de modo a garantir a qualidade do trabalho. Posteriormente, o aluno terá de apresentar e discutir uma tese escrita sobre o trabalho de investigação desenvolvido. A avaliação deve ter em conta a qualidade do trabalho experimental executado (originalidade, dificuldade e quantidade de trabalho, autonomia, assiduidade, etc.), a qualidade do documento escrito (tese), e a capacidade de apresentação oral e domínio dos conhecimentos demonstrados na discussão.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre