Disciplina Curricular
Dissertação (Química) D-Quimica
Mestrado Bolonha em Química - 0_MQ 2007/08
Contextos
Grupo: 0_MQ 2007/08 > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Peso
60.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Realizar trabalho prático original de ‘investigação e desenvolvimento’ (I&D), sob proposta e orientação de um mentor científico, através da participação num grupo de investigação académico ou empresarial. Adquirir competências para desenvolver trabalho de I&D de forma autónoma, escrever (em português ou inglês) uma tese e apresentar oralmente os resultados do trabalho desenvolvido. É esperado que o estudante consiga concluir com êxito o projeto de dissertação, cujo conteúdo deve ter a qualidade suficiente para poder ser publicável numa revista científica da especialidade.
Programa
Cada estudante realiza um projeto de dissertação individual relacionado com um ‘tema científico’ sugerido por um investigador/docente do Departamento de Química e Bioquímica, de um grupo de investigação associado ou numa instituição externa em que se tenham celebrado protocolos. Genericamente, o projeto de dissertação circunscreve-se à área científica de ‘Ciências e Tecnologias Químicas’, incluindo áreas disciplinares tradicionais, nomeadamente, ‘Síntese Química’, ‘Química Computacional’, ‘Química do Estado Sólido’ ‘Eletroquímica’, ‘Química Analítica’ e ‘Química-Física’. O projeto de dissertação deve envolver trabalho original, promover formação avançada num dado tópico (fora do âmbito 1º Ciclo) e criar todas as condições para o estudante alcançar os objetivos previamente delineados.
Métodos de ensino e avaliação
Após a seleção do ‘projeto de dissertação’ pretendido, o estudante começa por efetuar uma pesquisa bibliográfica adequada, seguindo-se o planeamento e execução das experiências ou ensaios laboratoriais necessários para a concretização dos objetivos a alcançar. Posteriormente, terá de apresentar e discutir uma tese escrita onde descreve o trabalho de investigação realizado. A avaliação deve ter em conta a originalidade da investigação envolvida, a qualidade do documento escrito (tese), assim como a capacidade para a apresentação oral e discussão.