Disciplina Curricular

Bioquímica de Fármacos BFar

Mestrado Bolonha em Química - 0_MQ 2007/08

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno durante o curso terá contacto com as ferramentas principais à disposição de um químico ou bioquímico para desenvolver fármacos de modo que consiga aplicar os fundamentos químicos e moleculares de ação dos fármacos ao desenho racional de novos agentes terapêuticos. Os objetivos gerais focam-se na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos científicos e competências, para que o aluno compreenda os mecanismos de ação dos fármacos e os seus alvos terapêuticos, os parâmetros moleculares e mecanismos químicos envolvidos na absorção, distribuição, metabolismo e excreção, interprete dados de relações estrutura-atividade e consiga aplicar os seus conhecimentos na otimização de protótipos.

Programa

Ponto de partida na descoberta de um fármaco. Protótipos. Obtenção de um protótipo. Alvos terapêuticos principais. Percurso de um fármaco desde que que é sintetizado até ser administrado. Modos de administração de fármacos. ADME. A viagem de um fármaco desde que entra no organismo até que sai. Tipos de forças envolvidas na ligação de fármacos a recetores e outros alvos. Modificações estruturais na otimização da interação de protótipos com os alvos terapêuticos Estratégias de modificação estrutural e relações estrutura atividade (SAR). Bioisosterismo. Desenho de fármacos: relações quantitativas estrutura-atividade (QSAR). Descritores de lipofilia, eletrónicos e estéreos. Métodos para análise QSAR. Propriedade intelectual e patentes no desenvolvimento de fármacos.

Métodos de ensino e avaliação

Na parte teórica o aluno terá contacto com os conhecimentos teóricos e as ferramentas principais para o desenvolvimento racional de fármacos. No ensino pratico irá fazer a aplicação dessas ferramentas na resolução de problemas e na elaboração de um trabalho cuja progressão será acompanhada pelo docente. A restante parte do trabalho será elaborada no tempo de estudo do aluno. No final será efetuada uma apresentação publica do trabalho e discussão do mesmo. A avaliação final será a soma de 3 componentes, a) por meio de um teste final que contará em 50 %, b) através de A elaboração a apresentação e discussão do projeto que contará em 40% c) pela a participação nas aulas, contribuição para a discussão da matéria e avaliação continua que contará em 10%. O aluno para ser aprovado à disciplina terá de ter necessariamente uma nota superior a 8 valores na avaliação final.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre