Disciplina Curricular
Sistemas Químicos e Reatividade SQR
Mestrado Bolonha em Química - 0_MQ 2007/08
Contextos
Grupo: 0_MQ 2007/08 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química Analítica
Período:
Grupo: 0_MQ 2007/08 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Química
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aplicação de conceitos de Química Quântica e técnicas computacionais ao estudo de propriedades electrónicas, estrutura e reactividade química de moléculas (estrutura cristalina e electrónica; propriedades); introdução à Química Supramolecular; síntese de moléculas para aplicação em medicina.
Programa
Introdução à Química Supramolecular. Interacções electrostáticas e forças de van der Waals . Ligações de hidrogénio. Interacções π–π, catião-π e C-H...π. O efeito hidrofóbico. Receptores de catiões: síntese de alta diluição e por molde; efeito termodinâmico e cinético; éteres coroa e criptandos; constantes de ligação e selectividade; macrociclos com braços; ciclodextrinas, bases de Schiff, calixarenos, esferandos, sideróforos. Receptores de aniões: interacções electrostáticas, ligações de hidrogénio, acidez de Lewis. Receptores de aniões e catiões. Receptores de espécies neutras. Automontagem promovida por transferência de carga, coordenação a um metal, ligações de hidrogénio e aniões. Aplicações: agentes de transferência de fase, separação de misturas, sensores, dispositivos moleculares e interruptores, catálise, aplicações farmacêuticas. Síntese e estrutura de compostos inorgânicos e organometálicos de como citostáticos; complexos inactivos e radioactivos.
Métodos de ensino e avaliação
Os são alunos incentivados a resolver problemas, discutir artigos cientifícos e outras questões (por exemplo, escrita de uma pequena monografia) associadas à parte teórica (aulas tradicionais) durante o semestre. As aulas laboratoriais (química computacional) realizam-se semanalmente, havendo obrigatoriedade de obter resultados e responder a um questionário em que eles são necessários todas as aulas. A abordagem segue metodologias de e-learning, permitindo que os alunos evoluam ao seu ritmo. Avaliação contínua tanto na parte teórica como na parte laboratorial com um peso para a nota final de 50% de cada componente.