Disciplina Curricular

Sistemas Multi-Agente SM-Aag

Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 4_MSI 2025/26

Contextos

Grupo: 4_MSI 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opções > 2012 - MSI - Opção Grupo Opcional Geral (OG) > 1º semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Utilização do paradigma dos agentes como uma metáfora da computação. Recurso a  tecnologias, ferramentas e técnicas para uma engenharia da programação baseada em agentes. Introdução dos conceitos de instituições, agências e comunidades electrónicas; aplicação destes conceitos em sistemas reais e paradigmas emergentes. Desenvolver uma solução de um problema real através de uma abordagem suportada por um sistema multiagente.

Programa

Agentes, uma metáfora da computação como interacção. Simulação de agentes no ataque à complexidade. Tecnologias, ferramentas e técnicas: nível organizacional, auto-organização e complexidade, confiança e reputação, coordenação, negociação e comunicação, modelos e arquitecturas de agentes, infra-estruturas e oficinas, engenharia da programação baseada em agentes, métodos formais e interfaces. Instituições e comunidades electrónicas. Aplicações actuais e emergentes: sistemas autónomos, semantic web, ambientes inteligentes, computação orientada aos serviços na Internet, computação em grelha, computação peer-to-peer.

Métodos de ensino e avaliação

Uma componente teórica onde são expostos os diversos conceitos relacionados com o programa da cadeira, incentivando uma forte participação critica e fomentando as discussões por parte dos alunos. Uma componente prática, onde todos os conceitos teóricos vão sendo progressivamente aplicados e explorados pelos alunos em situações de aplicações reais. Avaliação: Prova escrita individual. Projecto que pode ser um trabalho teórico ou o desenvolvimento de uma aplicação prática. Participação e pequeno projetos nas aulas. Nota final é calculada como 50% da nota da primeira componente, 35% da segunda e 15% da terceira

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1 Semestre