Procedimento a usar na Inscrição
Todos os novos alunos admitidos no MSI devem escolher as disciplinas a que se vão inscrever tendo em atenção a Estrutura Curricular do MSI. A lista completa das disciplinas de opção encontra-se na página do MSI no Fénix.
Alunos do 1.º Ano:
- No total devem inscrever-se em 5 disciplinas em cada semestre
- No primeiro ano do curso existem duas disciplinas obrigatórias em cada semestre. Terão obrigatoriamente de se inscrever nessas unidades curriculares:
- 1.º semestre: Análise e Gestão de Risco em Segurança Informática; Segurança de Software
- 2.º semestre: Metodologias Ofensivas e Defensivas de CiberSegurança; Segurança de Redes e Sistemas Distribuídos - Há três grupos de disciplinas opcionais: grupo de Área Específica (AE), grupo Opcional Geral (OG), e grupo Outra Área Científica (OAC). Devem ter em atenção o seguinte, ao fazer a escolha das disciplinas:
- É necessário escolher duas disciplinas do grupo AE e/ou OAC em cada semestre. Atualmente existe apenas uma disciplina de OAC no segundo semestre (Direito da Cibersegurança). Logo, no 1.º semestre têm de escolher duas disciplinas de AE; no 2.º semestre podem escolher 2 disciplinas de AE, ou escolhem 1 disciplina de AE e 1 disciplina de OAC
- É necessário escolher 1 disciplina do grupo OG em cada semestre
- É conveniente consultar os horários de Ciências para ver se não há disciplinas com horários sobrepostos/incompatíveis (cf. no Fénix ou na página dos horários no site de Ciências)
Horários do MSI no 1.º Semestre
Horários do MSI no 2.º Semestre - No caso de haver alguma dúvida no processo de seleção de disciplinas, contactem a coordenação.
Alunos do 2.º Ano:
Os alunos do 2.º ano devem frequentar:
- A UC obrigatória de Estudo Orientado em Segurança Informática no 1.º Semestre (6 ECTS)
- A UC obrigatória de Projeto/Dissertação em Segurança Informática anual (54 ECTS)
Comissão de Coordenação
Nuno Fuentecilla Maia Ferreira Neves (coordenador)
Ibéria Vitória de Sousa MedeirosComissão Científica
Consultar aqui.
Comissão Pedagógica
Consultar aqui.
Departamento Responsável
Departamento de Informática
Candidaturas
As informações relativas às candidaturas (nomeadamente vagas, prazos e instruções) podem ser consultadas no Portal de Ciências:
Acreditação e Registo
|
Registo inicial: R/A-Ef 1926/2011, de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 1926/2011/AL01, de 18-08-2017 | R/A-Ef 1926/2011/AL02, de 15-07-2020 | R/A-Ef 1926/2011/AL03, de 28-05-2025
Estrutura Curricular e Plano de Estudos
Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 10290/2017
Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 8738/2011
Criação - Deliberação n.º 1070/2009
Língua de Ensino
Português. Caso haja pelo menos um aluno que não entenda Português, as aulas serão lecionadas em Inglês.Contactos
Informações sobre candidaturascandidatura-pg@ciencias.ulisboa.pt
(antes de enviar o seu e-mail, verifique se a pergunta que vai colocar já se encontra respondida no Portal de Ciências; ver também informação sobre Estudantes Internacionais)
Informações sobre processos académicos
gepg@ciencias.ulisboa.pt
Coordenação do curso
MSI.coordenacao@ciencias.ulisboa.pt
Departamento
Departamento de Informática