Disciplina Curricular
Configuração e Gestão de Sistemas CGSis
Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 3_MSI 2020/21
Contextos
Grupo: 3_MSI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 789 - Mestrado em Segurança Informática - Grupo OG > 2º semestre
Período:
Grupo: 3_MSI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 842 - Mestrado em Segurança Informática - Grupo AE > 2º semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Configuração e Gestão de Sistemas extende os conhecimentos adquiridos nas licenciaturas em informática, em particular no que toca à área científica de organização de sistemas computacionais às atividades específicas das equipas de administração de Tecnologias de Informação. Os alunos que concluem com sucesso a unidade curricular deverão ser capazes de descrever as linhas orientadoras e as metodologias utilizadas pelas equipas de administração de tecnologias de informação, a organização destas equipas e as principais ferramentas de apoio ao seu trabalho.
Programa
Conceitos de administração de tecnologias de informação: Organização de uma equipa. Relação entre estratégia e tática. Ciclo de vida de um sistema. Modelos de administração. Planeamento de um sistema: identificação de requisitos, dimensionamento e fiabilidade. Elementos de um centro de dados. Exploração: Gestão de operações. Descoberta de recursos. Monitorização. Gestão de faltas; Gestão de configurações; Gestão de desempenho e contabilização; Gestão de segurança. Ética na administração de TI.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação em época normal é contínua, incluindo os seguintes elementos: - 10 testes curtos presenciais (peso: 40%, 2 class. mais baixas descartadas) - 3 provas de avaliação em estudo autónomo, repetidas livremente (peso: 5%, 2 classificações mais altas descartadas) - 4 trabalhos práticos individuais (peso: 20%, class. mais baixa descartada) - 1 projeto, realizado em grupo (peso 35%) Nenhum dos elementos é de entrega obrigatória. contando 0 para a classificação final aqueles que não são entregues. A obtenção de uma classificação inferior a 1 valor em qualquer trabalho prático ou no projeto, desde que entregue pelo aluno implica a reprovação à unidade curricular. Em alternativa o aluno pode ser avaliado pelo exame de 2a época de exame (60%) e pelo projeto (40%).