Disciplina Curricular

Segurança Aplicada SApli

Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 2_Plano Atual

Contextos

Grupo: 2_Plano Atual > 2º Ciclo > Parte Escolar > -

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Hoje em dia, num mercado globalizado, as organizações necessitam de estar interligados pela Internet, de maneira a poderem fornecer informação e serviços aos utilizadores, criar relações entre parceiros e fazer negócios. Neste ambiente aberto existem muitos tipos de ameaças à segurança que poderão ser realizadas por variadas entidades, desde piratas informáticos a grupos ligados ao crime organizado. O objetivo desta unidade curricular é tratar deste problema, abordando um conjunto de tópicos e tecnologias avançadas relacionadas com o desenvolvimento de redes e sistemas distribuídos seguros. 

Programa

Algoritmos criptográficos avançados para realizar várias operações, como a cifra, a síntese,  autenticadores, assinaturas, geração de números aleatórios; Protocolos para autenticação distribuída em diversos contextos e assentes em várias hipóteses; Estudo de casos: RADIUS Análise detalhada dos aspetos de segurança em vários protocolos de comunicação, incluindo o RFID, Bluetooth, WiFi, IPsec, TLS Estudo de mecanismos de segurança ao nível aplicacional, empregues no contexto do correio eletrónico e pagamentos Privacidade e mecanismos para a atingir

Metodologia de avaliação

As aulas encontram-se divididas em aulas teóricas, onde são estudados os principais temas da unidade curricular em conjunto com exemplos demonstrativos. Estes exemplos são depois estendidos e analisados em maior detalhe nas aulas teórico-práticas, onde também são efetuados diversos projetos relacionados com as matérias em estudo.    * (40%) Dois projetos, e pelas impressões do professor nas aulas teórico-práticas; * (10%) Apresentação e discussão de artigo científico em temas da cadeira; * (50%) Exame final.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre