Disciplina Curricular
Tolerância a Faltas Distribuída TFDis
Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 2_MSI 2013/14
Contextos
Grupo: 2_MSI 2013/14 > 2º Ciclo > Parte Escolar > -
Período:
Grupo: 2_MSI 2013/14 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 789_1º Ano do Mest.Segurança Informática - Grupo OG > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A utilização crescente de sistemas distribuídos numa grande diversidade de aplicações levanta dois problemas: i) o número crescente de componentes dos sistemas levanta preocupações sobre a sua fiabilidade; ii) a distribuição geográfica levanta possibilidades interessantes de replicação por diversos servidores. A unidade curricular introduz o conceito de tolerância a faltas distribuída, que faz uso de diferentes processos interligados para replicar componentes de software de uma forma mais económica e flexível do que utilizando equipamento dedicado. A unidade curricular aborda conceitos, metodologias e mecanismos para a construção de sistemas em rede fiáveis.
Programa
Abstracções básicas de sistemas distribuídos. Modelos de sistemas distribuídos. Algoritmos de difusão. Algoritmos de memória partilhada. Acordo distribuído. Aplicações de acordo distribuído.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas tentam estimular o envolvimento dos alunos, constriuindo colaborativamente algoritmos que resolvem os problemas levantados no início da aula. Nas aulas práticas os estudantes são convidados a resolver individualmente os problemas apresentados no início da aula e a discutir as suas resoluções com os colegas.Exame final que avalia a componente teórica. Provas escritas curtas, ao longo do semestre. Trabalhos de análise de artigos e apresentações. Desenvolvimento de uma aplicação tolerante a faltas.