Disciplina Curricular

Sistemas Ciberfísicos SCib

Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 2_Plano Atual

Contextos

Grupo: 2_Plano Atual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 842_1º Ano do Mest.Segurança Informática - Grupo AE > 2º Semestre

Período:

Grupo: 2_Plano Atual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 789_1º Ano do Mest.Segurança Informática - Grupo OG > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes serão expostos aos sistemas ciberfísicos (Cyber-Physical Systems – CPS), desde os seus conceitos fundamentais até às suas múltiplas aplicações. Após conclusão do semestre conhecerão o estado-da-arte na área e as problemáticas relacionadas com o desenho e implementação de CPS, desde as aplicações mais comuns às mais inovadoras. Os principais aspetos do desenho e implementação serão abordados nas vertentes teórica e prática: modelação de sistemas físicos e interação com os mesmos; requisitos e modelos; sistemas operativos de tempo real; redes de sensores e de atuadores, incluindo problemas e abordagens, tecnologias e soluções, bem como normas de comunicação; e fusão de dados e segurança de funcionamento centrada nos dados.

Programa

1 - Introdução aos sistemas ciberfísicos, embebidos e de tempo real; 2 – Modelos de sistemas físicos (contínuos e discretos); 3 – Sistemas de controlo (aquisição de dados, malha de realimentação e controlo PID); 4 – Paradigmas de sistemas ciberfísicos e de tempo real (modelos de tempo real); 5 – Sistemas operativos de tempo real (particionamento tempo-espaço, escalonamento e serviços); 6 – Comunicação (paradigmas e tecnologias de redes normalizadas com e sem fios); 7 – Fusão de dados (processamento de grandes volumes de dados, aprendizagem automática e segurança de funcionamento centrada nos dados); 8 – Aplicações (estado da arte e o futuro).

Metodologia de avaliação

As aulas teóricas consistirão na exposição das matérias enumeradas nos conteúdos programáticos, fornecendo noções essenciais, visões de conjunto e relacionando as diferentes matérias numa matriz coerente. Os aspetos teóricos mais importantes serão abordados com detalhe, sendo ainda mais aprofundados nas aulas teórico-práticas (TP).Nas aulas teórico-práticas será feita a ponte entre aspetos teóricos e aspetos mais práticos, ensinando os alunos a aplicar determinadas técnicas ou conceitos teóricos. Nestas aulas os alunos serão também expostos a tecnologias, técnicas ou ferramentas específicas, cuja utilização será feita no contexto de trabalhos de implementação de CPS ou de subsistemas CPS.A avaliação dos alunos compreende três componentes: Exame (50%), 4 trabalhos de projeto (35%) e 4 questionários a realizar em aula (15%).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre