Disciplina Curricular
Técnicas de Interação Avançadas TIA
Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 2_MSI 2013/14
Contextos
Grupo: 2_MSI 2013/14 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 789_1º Ano do Mest.Segurança Informática - Grupo OG > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo desta cadeira é apresentar os conceitos e a tecnologia usados em formas não tradicionais de interacção com os computadores. São abordados os diferentes modos de interacção disponíveis, e.g., interacção por gesto, voz, cérebro, tacto, etc., os conceitos subjacentes, as arquitecturas e tecnologia de suporte e a sua aplicação como forma de desacoplar e aumentar a comunicação entre as pessoas e as máquinas. Os aspectos teóricos e práticos da combinação de modalidades, na criação de interfaces multimodais, são apresentados e discutidos, tal como as vantagens e desvantagens da diversidade que introduzem. Considera-se a utilização de modalidades como forma de resolver problemas de comunicação, para com pessoas com necessidades especiais ou em situações de uso restritivo. A adaptação das características de apresentação ou interacção ao contexto é também assunto de estudo. São debatidos exemplos de jogos, de interacção física (e.g. Wii/Eye-toy/Kinect), e aplicações para a saúde.
Programa
Do ponto de vista Teórico a disciplina aborda as Interfaces Multimodais, Inteligentes e Adaptativos, incluindo as vertentes de Interacção Conscientes do Contexto de Uso e adequadas às situações e utilizadores. Neste sentido explora-se a Interfaces Universais e Acessíveis, bem como a Ubiquidade das aplicações e as formas Naturais de Interacção. Exploram-se ainda as características das Interfaces não Usuais de Interacção Física e Fisiológica. Do ponto de vista tecnológico abordam-se Arquitecturas para Interacção Avançada e introduzem-se plataformas e bibliotecas de interacção por voz, visão por computador, programação de sensores e actuadores em diversos contextos que incluem, por exemplo, dispositivos de interacção por gestos, em superfícies (e.g. tablets ou mesas interactivas) ou à distância explícitos (e.g. Wii-mote, smartphones como dispositivos de interacção) ou de reconhecimento (e.g. Kinect), ou embebidos no vestuário/corpo (e.g. Arduino body sensors).
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas: exposição e discussão de matéria; apresentação e discussão de tópicos por parte dos alunos com moderação do professor. Nas aulas teórico-práticas: apresentação da matéria prática e acompanhamento e discussão do projecto. Os alunos são ainda confrontados com a elaboração de um projecto, em que é incentivada a criatividade, a inovação e o trabalho em equipa1) Projecto prático, em grupo, que resulte numa aplicação multimodal, com pelo menos 3 modalidades de entrada e 3 de saída, todas opcionais; o tema é aberto, refinado pelo professor; as entregas para avaliação envolvem: sistema, relatório, vídeo e apresentação/discussão. 2) Apresentação e discussão, individual, de 1 tópico, na aula; os tópicos e os artigos de base são definidos pelo docente. 3) Entrega de cinco artigos, escritos individualmente, sobre os tópicos apresentados na aula.