Disciplina Curricular

Introdução à Segurança Informática ISI

Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 2_Plano Atual

Contextos

Grupo: 2_Plano Atual > 2º Ciclo > Parte Escolar > -

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina pretende abordar a problemática da segurança nos sistemas computacionais abertos, incluindo computadores e redes de comunicação, isto é, numa óptica de sistemas distribuídos. As competências adquiridas com a cadeira podem ser equacionadas pelo conhecimento dos fundamentos da segurança em sistemas de computadores numa óptica abrangente.   Os estudantes conseguirão também compreender as principais estratégias e decisões presentes no projecto de sistemas de computadores seguros e serão expostos ao exemplos mais relevantes de sistemas e tecnologias actuais. Os estudantes serão capazes de estender este conhecimento com estudos de pós-graduação subsequentes, ou de aplicá-lo directamente nas suas vidas profissionais, com vantagem em relação a investigadores ou profissionais com uma formação superficial ou ocasional em segurança.

Programa

Conceitos Fundamentais de Segurança. Paradigmas de segurança. Modelos de Computação Distribuída Segura. Sistemas e plataformas seguros.

Metodologia de avaliação

* As aulas estão organizadas da seguinte forma:  - Aulas teóricas e teórico-práticas: uma sessão semanal cada.  - Laboratórios: trabalho de laboratório aberto. * Aulas teóricas: exposição dos temas do curso. * Sessões teórico-práticas: exposição detalhada de material (ex., protocolos ou pacote de interfaces ou internos), e permitir um conhecimento mais profundo e prático sobre esses temas. Algumas são sessões de laboratório orientando o trabalho dos alunos nos projectos. Avaliação: Projecto e Trabalhos, Exame final

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre