Disciplina Curricular
Procedimentos de Segurança e Manuseamento de Informação Classificada PSMIC
Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 4_MSI 2025/26
Contextos
Grupo: 4_MSI 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opções > 2012 - MSI - Opção Grupo Opcional Geral (OG) > 2º semestre
Período:
Grupo: 4_MSI 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opções > 2011 - MSI - Opção Grupo Área Específica (AE) > 2º semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com este curso, pretende-se dotar os alunos com conhecimentos que os habilitem a gerir sistemas de comunicação e informação, tendo em consideração, competências que auxiliem a tomada de decisões, ou delegação funções. Neste âmbito, são também leccionados conceitos que permitem desenvolver competências que habilitem a direção de atividades em centros de operações, em coordenação com outros centros de decisão. São também desenvolvidas capacidades que permitem a colaboração em atividades de gestão de projectos, de planeamento de sistemas de informação e na análise da informação.
Programa
Organização das comunicações Objetivos e âmbito das Comunicações e SI Identificar a abordagem organizativa das infraestruturas de comunicações Conceito de Comunicações e SI Conceito da gestão da inf. Arquitetura da inf.: modelo de dados e repositório de dados Seg. das comunicações Tipos de credenciação Importância da seg. das comunicações Medidas da seg. física das comunicações Princípios gerais de seg. criptográfica Competências dos responsáveis pela seg. criptográfica Sistemas e material criptográfico Material criptográfico: normas de acesso, importância da seg. física, medidas de seg. no armazenamento, normas para a sua destruição Rede criptográfica Procedimentos comuns associados às operações criptográficas dos sistemas OFF-LINE e ON-LINE Procedimentos para comunicações de violações de seg. física e criptográfica Seg. dos computadores Conceitos e princípios estruturantes no âmbito da INFOSEC Autoridade nacional de seg. da inf. Serviços de seg. e mecanismos associados
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: trabalhos