Disciplina Curricular
Técnicas de Interação Avançadas TIA
Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 3_MSI 2020/21
Contextos
Grupo: 3_MSI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 789 - Mestrado em Segurança Informática - Grupo OG > 2º semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é apresentar conceitos e tecnologias de interação com computadores inovadoras, que vão além dos métodos tradicionais. Serão explorados modos de interação, como gestos, voz, interfaces cérebro-computador e toque, juntamente com os conceitos subjacentes, arquiteturas e tecnologias de suporte. O foco é estudar como essas tecnologias podem diversificar a comunicação entre humanos e máquinas. Abordar-se-ão aspectos teóricos e práticos da integração de modalidades para criar interfaces multimodais (e.g., fatores humanos), analisando suas vantagens, desafios e o impacto da diversidade. A utilização dessas modalidades para resolver problemas de comunicação e apoiar a interação de pessoas com deficiências, além da adaptação dinâmica das interfaces ao contexto de uso, será estudada. Exemplos de jogos, ambientes imersivos (Realidade Virtual e Aumentada) e computação ubíqua com sensores e atuadores serão discutidos para ilustrar aplicações práticas.
Programa
A unidade curricular aborda o design e desenvolvimento de Interfaces Avançadas, com foco em Interfaces Multimodais, Inteligentes e Adaptativas, que proporcionam Interações Naturais, Ubíquas e Acessíveis em Ambientes Sensíveis ao Contexto. São discutidas as principais técnicas de interação e a sua evolução histórica, desde interfaces baseadas em teclado e rato até interfaces naturais, baseadas em gestos, olhar, voz, e interfaces cérebro-computador. O programa aborda interacções avançadas, suportadas por tecnologias emergentes (e.g., realidade virtual, visão por computador). O programa pode ser dividido em 8 Módulos: 1) Tecnicas de Interação e a sua História; 2) Interfaces Multimodais; 3) Interfaces Inteligentes; 4) Inteligência Artificial Centrada no Humano; 5) Percepção Humana, Sensores e Atuadores; 6) Interfaces Acessíveis e Inclusivas; 7) Realidade Extendida (Virtual, Mista, e Aumentada), e 8) Avaliação e Análise de Interfaces Avançadas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é dívidida em 3 componentes: 1) Um projecto prático, em grupo, que resulte numa aplicação multimodal que inclua técnicas de interação avançadas (abordadas nas aulas ou devidamente justificadas). O tema é aberto, refinado pelo professor, e as entregas para avaliação envolvem o sistema, um breve relatório, e uma apresentação/discussão. 2) Escrita de relatório e apresentação e discussão sobre 2 tópicos (e.g., interacção baseada no olhar), na aula. Um conjunto de tópicos e artigos de base são definidos pelo docente, sendo depois escolhidos pelos alunos. 3) Exercícios em aulas práticas com tecnologias emergentes.