Disciplina Curricular

Desenho e Desenvolvimento de Jogos DDJ

Mestrado Bolonha em Segurança Informática - 3_MSI 2020/21

Contextos

Grupo: 3_MSI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 789 - Mestrado em Segurança Informática - Grupo OG > 1º semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Espera-se que os estudantes adquiram os fundamentos da teoria de jogos, design, análise e implementação de jogos digitais. Os estudantes adquiram a capacidade de criar protótipos, realizar sessões de playtest e iterar os seus protótipos com base nos estudos conduzidos. Fornecer aos estudantes a habilidade de identificar, refletir e discutir estruturas de jogos, escolhas de design e seu impacto na experiência do jogador. Destacar a importância e os benefícios do design inclusivo de jogos"

Programa

Este curso tem como objetivo oferecer uma ampla cobertura dos tópicos relevantes para o design e desenvolvimento de jogos digitais. É composto por oito módulos: 1) Modelos de Motivação do Jogador; 2) Estruturas e Padrões de Jogo; 3) Elementos Formais e Dramáticos; 4) Análise de Jogos; 5) Dinâmica de Sistemas; 6) Prototipagem e Desenvolvimento; 7) Testes de Jogabilidade; e 8) Jogos Inclusivos.

Métodos de ensino e avaliação

Atividades Teóricas (15%): Cinco relatórios abrangendo uma variedade de conceitos teóricos; Projeto em Grupo: Parcialmente realizado e avaliado nas aulas. Design e prototipagem de jogo de tabuleiro (30%) Design e implementação de jogo digital (40%) Desafio Individual (15%) (uma das duas opções a seguir): a) Game Research- Apresentação de três artigos de Game Research; b) Developer- Desafio de implementação com base em estruturas de jogos aprendidas;

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre