Sumários

Observação de Porifera

25 Setembro 2025, 16:30 Fernando Ascensão

Observação de Porifera


Observação de Porifera

25 Setembro 2025, 14:30 Fernando Ascensão

Observação de Porifera


BA I, TP3

25 Setembro 2025, 12:30 Carlos António da Silva Assis

Introdução ao Phylum Cnidaria

Os Cnidários: inovações anatómicas em relação aos Protozoa e aos Porifera.

Características gerais do Phylum Cnidaria.

Classes do Phylum Cnidaria e quais de entre elas serão focadas nas aulas práticas laboratoriais (Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa).

Estrutura e terminologia do corpo dos cnidários: as formas pólipo e medusa, características de cada uma e a alternância entre elas ao longo do ciclo de vida; a parede do corpo dos cnidários e os cnidócitos (estrutura, funções e funcionamento).

Sistemas orgânicos dos Cnidaria e respectivas características: sistema gastrovascular, sistema nervoso, sistema epitéliomuscular, sistema sensorial e sistema reprodutor.

Principais diferenças entre Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa no que se refere a importância e dimensão das fases pólipo e medusa, vida solitária ou colonial, distribuição dos cnidócitos entre a epiderme e a gastroderme e a presença de septos na cavidade gastrovascular.

Classe Hydrozoa: diversidade dos Hydrozoa, tipos solitário e colonial, anatomia de uns e dos outros; ciclo de vida dos Hydrozoa.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BA I, T5

25 Setembro 2025, 12:00 Carlos António da Silva Assis

O tempo desta aula foi cedido para conseguir uma aula teórico-prática um pouco mais longa. A aula será compensada na próxima semana.


Phylum Porifera

25 Setembro 2025, 09:00 Maria Augusta da Gama Antunes

Phylum Porifera. Características diagnosticantes. Observação macroscópica e microscópica de exemplares: tipos de cavidade interna, Leucosolenia e Scypha (C.t e C.l.); gémulas de Spongilla, espículas (monoaxónicas e triaxónicas) e rede de espongina.