Sumários

20 Outubro 2020, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Polissacáridos mais comuns: celulose, quitina, amido e glicogénio. Função dos hidratos de carbono: estrutural e de reserva Conceito de lípido. Conceito de lípidos saponificáveis (lípidos simples e lípidos complexos) e lípidos insaponificáveis.


Aula leccionada a metade dos alunos da turma (grupo A) de acordo com o estabelecido, devido à Covid-19

15 Outubro 2020, 13:30 Luis Manuel Gaspar Pedro

Alterações químicas da matriz extracelular vegetal (parede celular): caracterização histoquímica da cutícula da folha de  Ficus sp., com vermelho sudão IV e observação de cistólitos (mineralização da parede celular).

Indução da plasmólise em células, naturalmente coradas, da epiderme da pétala de  Hibiscus sp.

Os alunos em sessão não presencial (grupo B) elaboram os relatórios relativos às observações realizadas na aula anterior.


15 Outubro 2020, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Conclusão do sumário da lição anterior. Proteínas cuja biossíntese é independente dos ribossomas (proteínas não ribossómicas): exemplos. As proteínas como catalisadores biológicos. Hidratos de carbono: definição. Mono-, di-, oligo- e polissacáridos. Aldoses e cetoses: exemplos (glucose e frutose). Monossacáridos: isómeros de cadeia aberta (acíclicos) e de cadeia fechada (cíclicos). Papel do carbono anomérico na formação dos isómeros a- e b-. Interconversão dos isómeros a- e b- e importância biológica das duas formas anoméricas. Ligação glicosídica.


Aula leccionada a metade dos alunos da turma (grupo A) de acordo com o estabelecido, devido à Covid-19

14 Outubro 2020, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Alterações químicas da matriz extracelular vegetal (parede celular): caracterização histoquímica da cutícula da folha de  Ficus sp., com vermelho sudão IV e observação de cistólitos (mineralização da parede celular).

Indução da plasmólise em células, naturalmente coradas, da epiderme da pétala de  Hibiscus sp.

Os alunos em sessão não presencial (grupo B) elaboram os relatórios relativos às observações realizadas na aula anterior.


Aula leccionada a metade dos alunos da turma (grupo A) de acordo com o estabelecido, devido à Covid-19

13 Outubro 2020, 17:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Alterações químicas da matriz extracelular vegetal (parede celular): caracterização histoquímica da cutícula da folha de  Ficus sp., com vermelho sudão IV e observação de cistólitos (mineralização da parede celular).

Indução da plasmólise em células, naturalmente coradas, da epiderme da pétala de  Hibiscus sp.

Os alunos em sessão não presencial (grupo B) elaboram os relatórios relativos às observações realizadas na aula anterior.