Sumários

22 Novembro 2016, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Endocitose mediada por receptores dependente da clatrina: formação de invaginações e vesículas franjadas ou revestidas por clatrina. Exemplo da endocitose das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e papel da dinamina na formação das vesículas. A potocitose via cavéolas como exemplo de endocitose mediada por receptores, não dependente da clatrina. Papel da caveolina e das jangadas de lípidos na formação das cavéolas. Papel das cavéolas na transcitose. A fagocitose como processo distinto do da endocitose, envolvendo os elementos do citosqueleto (filamentos de actina) na emissão de pseudópodes. O sistema endomembranar como uma rede de estruturas/organitos celulares relacionados (retículo endoplasmático, invólucro nuclear, complexo de Golgi, peroxissomas, lisossomas, vacúolos e vesículas de endo- e exocitose). Retículo endoplasmático (liso e rugoso): breve descrição morfológica. Papel das membranas do retículo endoplasmático rugoso no processo de translocação/co-tradução das proteínas para o lúmen das cisternas do retículo: teoria do péptido sinal. Incorporação das proteínas transmembranares unipasso e multipasso nas membranas do retículo endoplasmático rugoso


17 Novembro 2016, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Transporte activo directo (primário): bombas do tipo-P (Na+-K+-ATPase, Cu2+, Ca2+ e H+), do tipo-V (bombas protónicas dos vacúolos, lisossomas, complexo de Golgi, endossomas e vesículas secretoras), tipo-F (bombas protónicas associadas à síntese de ATP nas bactérias, mitocôndrias e cloroplastos) e do tipo-ABC (superfamília de transportadores activos da membrana plasmática das bactérias - transporte de aminoácidos, péptidos e açúcares - e dos mamíferos - transportador activo de fosfolípidos, colesterol, drogas lipófilas, pequenas moléculas e iões cloreto. Papel dos transportadores tipo-ABC na fibrose quística, no movimento flip-flop dos fosfolípidos da membrana e na multi-resistência às drogas terapêuticas. Transporte activo indirecto (secundário ou cotransporte): transportes simporte e antiporte. Exemplos da bomba de Na+/Glucose ATPase e da bomba Na+/Ca2+. Transporte através de vesículas: conceito de endocitose (pinocitose e endocitose mediada) e fagocitose.


8

15 Novembro 2016, 16:00 Helena Cotrim

Observação de grãos de amido em Solanum tuberosum e caracterização histoquímica do amido com solução de lugol. Observação de cromoplastos globulares na epiderme das bagas de Pyracantha sp. e fibrilhares na raiz tuberculosa de Daucus carota.


15 Novembro 2016, 13:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Plastos continuação. Os amiloplastos como organitos vegetais de acumulação transiente ou permanente de amido. Caracterização dos grãos de amido: grãos de amido simples ou compostos, e significado do hilo e das estrias. A acumulação de amido como processo homeostático, plastidial e celular, com papel na regulação osmótica. Os cromoplastos como organitos vegetais responsáveis pela acumulação de pigmentos de natureza lipófila: carotenoides (carotenos, xantofilas e licopenos). Diferenças estruturais entre os três grandes grupos de carotenoides. Papel dos carotenoides, a par da emissão de feromonas pelas flores, no processo de polinização. Importância dos carotenoides na alimentação, dadas as suas propriedades antioxidantes. Cromoplastos globulares e cromoplastos fibrilhares.


15 Novembro 2016, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Fluidez membranar: movimentos de rotação axial, flexão e flip-flop dos fosfolípidos e lateral, no plano da membrana, dos fosfolípidos e das proteínas. Factores que afectam a fluidez membranar: temperatura, comprimento e grau de saturação das cadeias de ácidos gordos dos fosfolípidos e presença de esteróis (colesterol nos animais e sitosterol nos vegetais). Transporte transmembranar. Determinantes do transporte membranar: a) lipofilia vs hidrofilia, b) gradientes de concentração ou electroquímicos, c) disponibilidade de fonte de energia. Selectividade membranar. Transporte passivo: difusão simples e difusão facilitada (mediada por transportadores membranares). Características dos transportadores envolvidos na difusão facilitada: permeases e proteínas canal. Mecanismo de funcionamento de permeases e proteínas canal (porinas): transportador de glucose e aquaporinas. Activação dos canais iónicos fechados: activação por ligandos (“ligand-gated”) ou por estímulo eléctrico (“voltage-gated”). Transporte activo.