Sumários

Cloroplastos

2 Dezembro 2022, 11:00 Luis Manuel Gaspar Pedro


Cloroplastos. Caracterização ultrastrutural dos cloroplastos: invólucro plastidial, estroma e tilacóides (organização dos tilacóides dos grana e do estroma). Permeabilidade das membranas do invólucro plastidial: papel das porinas na elevada permeabilidade da membrana externa e de transportadores específicos na permeabilidade selectiva da membrana interna. Compartimentos cloroplastidiais: espaço intermembranar, lúmen tilacoidal e estroma. Composição química da membrana dos tilacóides: elevada percentagem de glicolípidos com ácidos gordos poli-insaturados. Diferenciação cloroplastidial a partir dos proplastos, a biogénese dos tilacóides e formação da clorofila a partir da protoclorofilida. Formação de etioplastos a partir de proplastos em condições de obscuridade, formação do corpo prolamelar e de clorofilida a partir de protoclorofilida. Diferenciação de cloroplastos a partir de etioplastos, na presença de luz, formação de tilacóides a partir do corpo prolamelar e de clorofila a partir de clorofilida. Divisão dos plastos por bipartição; ocorrência de proteínas idênticas à FtsZ das bactérias na zona da bipartição. O genoma cloroplastidial e os ribossomas cloroplastidiais. Papel do genoma nuclear na codificação de 95% das proteínas cloroplastidiais. Mecanismos de importação das proteínas do citosol para o estroma e lúmen tilacoidal. Sequências de sinalização (peptido-trânsito) para os diversos locais de destino das proteínas cloroplastidiais. Complexos de translocação da membrana externa (Toc), da membrana interna (Tic) e da membrana tilacoidal. Fotossíntese: reacções dependentes da luz (síntese de ATP e NADPH e libertação de oxigénio), envolvendo os tilacóides. Organização dos pigmentos fotossintéticos (clorofilas e carotenóides) nos fotossistemas I (PSI) e II (PSII). Complexo antena e centro de reacção dos fotossistemas. Outros elementos da cadeia de transporte electrónico: complexo citocromo b/f, plastoquinona, plastocianina e ferredoxina; sua localização na membrana tilacoidal. Fotofosforilação acíclica: o PSII como gerador de oxigénio, a transferência de electrões do PSII para a plastoquinona e para o complexo citocromo b/f, acoplado ao transporte de protões do estroma para o lúmen, e da plastocianina para o PSI, seguida de redução de NADP no complexo NADP reductase. Fotofosforilação cíclica: envolvimento do PSI, citocromo b/f, plastoquinona, plastocianina e ferredoxina no processo. Criação de um gradiente de protões e síntese de ATP na fotofosforilação acíclica e cíclica. Mecanismo de produção de ATP nas ATPases. 

Amiloplastos e cromoplastos

2 Dezembro 2022, 09:00 Luis Manuel Gaspar Pedro


Observação de cromoplastos e caracterização histoquímica da presença de antocianinas na epiderme do fruto de Pyracantha sp. Observação de amiloplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes do tubérculo de Solanum tuberosum. Observação de cromoplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes transversais de Daucus carota.

Amiloplastos e cromoplastos

2 Dezembro 2022, 09:00 Celia Maria Romba Rodrigues Miguel


Observação de amiloplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes do tubérculo de Solanum tuberosum (batateira)Observação de cromoplastos globulares com xantofilas na epiderme do fruto de Pyracantha sp. e avaliação do efeito da irrigação com NaOH. Observação de cromoplastos fibrilhares com carotenos em cortes transversais de Daucus carota (cenoura).

Avaliação de relatórios.

T-Sinalização celular / TP-Amiloplastos e cromoplastos

30 Novembro 2022, 16:30 Luis Manuel Gaspar Pedro


Aula on line lecionada a aluna NEE.

Sinalização celular. Tipos de sinalização celular: directa, endócrina, parácrina e autócrina. Tipos de moléculas sinalizadoras: hormonas esteróides (exemplo do estrogénio e da hormona da tiróide e respectivos receptores intracelulares, no citosol ou no núcleo), e neurotransmissores (com receptores nos canais iónicos activados pelo ligando). As hormonas vegetais, as auxinas e o alongamento da parede celular. Receptores na superfície celular. Receptores associados à proteína G (activação da proteína G por alteração conformacional do receptor e transdução do sinal para proteínas intracelulares), receptores cinases da tirosina (com dimerização e fosforilação cruzada nos domínios citosólicos). Vias de transdução de sinal intracelular. O papel do AMP cíclico, a formação pela adenilil ciclase dependente da proteína G, o exemplo da hidrólise do glicogénio via cinase da proteína A, cinase da fosforilase e glicogénio fosforilase, com início na ligação de epinefrina ao receptor membranar e activação da proteína G. A amplificação de sinal intracelular.
Diversidade de plastos em vegetais superiores: amiloplastos e cromoplastos. Caracterização de amiloplastos (grão de amido, hilo e estrias; amido, amilose e amilopectina; reacção com o soluto de Lugol) e cromoplastos (cromoplastos globulares e fibrilhares; xantofilas, carotenos e licopenos). Interconversão plastidial.

Amiloplastos e cromoplastos

30 Novembro 2022, 15:00 Luis Manuel Gaspar Pedro


Diversidade de plastos em vegetais superiores: amiloplastos e cromoplastos. Caracterização de amiloplastos (grão de amido, hilo e estrias; amido, amilose e amilopectina; reacção com o soluto de Lugol) e cromoplastos (cromoplastos globulares e fibrilhares; xantofilas, carotenos e licopenos). Interconversão plastidial.