Sumários

Aula Prática 4. Diversidade Celular II

10 Outubro 2022, 09:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo

(Aula presencial). Diversidade celular. Observação de algas unicelulares, coloniais e filamentosas, e protozoários de água doce.


Diversidade celular II

10 Outubro 2022, 09:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade celular. Observação de algas unicelulares, coloniais e filamentosas, e protozoários de água doce. 


Introdução à diversidade celular II

10 Outubro 2022, 08:00 Ricardo Melo

Diversidade metabólica microbiana, fotossíntese oxigénica e cianobactérias; organização celular eucariótica, introdução à eucariogénese, origem da mitocôndria e cloroplasto, diversidade de eucariotas unicelulares (protistas).


Diversidade celular I

7 Outubro 2022, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade celular. Observação de células procariotas e eucariotas: bactérias da saliva e células do epitélio bucal, ou bactérias do iogurte.

Observação de cianobactérias: cianobactéria Anabaena azollae, simbionte no feto aquático Azolla filiculoides.


Origem e evolução celular

7 Outubro 2022, 11:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Origem e evolução celular. Diferenças e semelhanças entre a célula procariota e a célula eucariota. A vida pré-celular. O mundo RNA. A evolução metabólica. A origem dos eucariotas. A teoria endossimbionte e dados que a apoiam.