Sumários

Imagens de MET

9 Dezembro 2022, 09:00 Celia Maria Romba Rodrigues Miguel


Observação, interpretação e discussão de imagens de microscopia electrónica de transmissão.

Avaliação de relatórios. 

Imagens de MET

9 Dezembro 2022, 09:00 Luis Manuel Gaspar Pedro


Observação, interpretação e discussão de imagens de microscopia electrónica de transmissão.

Avaliação de relatórios. 

T-Mitocôndrias / TP-Preparação de material para MET e MEV

7 Dezembro 2022, 16:30 Luis Manuel Gaspar Pedro


Aula on line lecionada a aluna NEE.

T - Mitocôndrias: caracterização ultrastrutural e bioquímica. O invólucro mitocondrial: membrana externa e membrana interna. Permeabilidade da membrana externa e a presença de porinas. Aumento da superfície da membrana interna como consequência da formação das cristas mitocondriais. Significado da elevada percentagem de proteínas (>70%), ao nível da membrana interna, nos mecanismos de fosforilação oxidativa e de transporte de metabolitos para a matriz mitocondrial. A cardiolipina: fosfolípido invulgar da membrana interna da mitocôndria. O genoma mitocondrial (codificação de apenas 1% das proteínas mitocondriais). Importação de proteínas para o interior das mitocôndrias: a presença da pré-sequência nas proteínas destinadas à mitocôndria, complexos de translocação da membrana externa (Tom) e da membrana interna (Tim, Oxa1), chaperonas e chaperoninas mitocondriais e processamento das proteínas no interior da mitocôndria. Fosforilação oxidativa: papel dos complexos proteicos, localizados na membrana interna, no transporte de electrões do NADH e FADH2 para o oxigénio, e na criação de um gradiente de protões entre a matriz e o espaço intermembranar. Cadeia transportadora de electrões (na membrana interna), e síntese de ATP na fosforilação oxidativa. Mecanismo de produção de ATP nas ATPases, translocação dos protões do espaço intermembranar para a matriz mitocondrial, acoplada a síntese de ATP. Fosforilação oxidativa: papel dos complexos proteicos, localizados na membrana interna, no transporte de electrões do NADH e FADH2 para o oxigénio, e na criação de um gradiente de protões entre a matriz e o espaço intermembranar. Cadeia transportadora de electrões (na membrana interna), e síntese de ATP na fosforilação oxidativa. Mecanismo de produção de ATP nas ATPases, translocação dos protões do espaço intermembranar para a matriz mitocondrial, acoplada a síntese de ATP. A neuropatia óptica hereditária de Leber como exemplo de patologia associada a anomalias da mitocôndria. Envolvimento da mitocôndrias no envelhecimento celular e na apoptose.
TP - Preparação de material para observação em microscopia eletrónica de transmissão (MET) e de varrimento (MEV). A fixação química para preservação da ultrastrutura celular e a desidratação. A impreganação e inclusão em resinas, ultramicrotomia e contrastação para MET. A secagem pelo método do ponto crítico e a metalização para MEV.

Interpretação de imagens de Microscopia Electrónica de Transmissão

7 Dezembro 2022, 16:00 Ricardo Melo


Observação, interpretação e discussão de imagens de MET. Avaliação prática 4.

Preparação de material para Microscopia Electrónica de Transmissão (MET) e de Varrimento (MEV)

7 Dezembro 2022, 15:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo


(Aula presencial).

Preparação de amostras biológicas para microscopia eletrónica de transmissão. Fixação, desidratação, impregnação, inclusão, seccionamento e contrastação.

Preparação de amostras biológicas para microscopia eletrónica de varrimento. Fixação, desidratação, secagem (secagem ao ar, criossecagem, secagem pelo método do ponto crítico), e metalização.