Sumários

Exercício escrito

17 Dezembro 2018, 10:00 Ricardo Lopes Coelho

Exercício escrito de reflexão sobre 5 temas.


Controvérsias Einstein e Bohr

17 Dezembro 2018, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

Elementos prévios às controvérsias entre Einstein e Bohr: a constante de Planck; o efeito foto-eléctrico; os postulados de Bohr; a tese de de Broglie; a equação de Schroedinger.

Aspectos da polémica entre Einstein e Bohr.   


Exposição e discussão de trabalhos

10 Dezembro 2018, 10:00 Ricardo Lopes Coelho

Alguns estudantes expuseram trabalhos, que foram seguidos de discussão. Para a exposição tinham sido dadas linhas orientadoras.


Controvérsia sobre a energética

10 Dezembro 2018, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

Esta controvérsia centra-se em Boltzmann e Ostwald, 1896.

A compreensão dos artigos de ambos implica acompanhar o desenvolvimento da energia na segunda parte do séc. XIX, que foi o programa desta sessão. Foram considerados os trabalho de Verdet sobre Joule e Mayer; o desenvolvimento do conceito de energia proposto por Lodge e o trabalho de Poynting; a história do conceito por Planck (1887); e o encontro de Luebeck. 


Exercícios sobre o controversial na descoberta da energia

3 Dezembro 2018, 10:00 Ricardo Lopes Coelho

Duas experiências com resultados no quadro da teoria do calor como substância e do calor como movimento são colocadas para análise. 

Ambas são justificáveis por qualquer das teorias. 
As teorias de Mayer e Joule surgem para substituir a teoria do calor substância. O referente experimental desta tese sobre o calor foi tratado.
Mayer e Joule estão de acordo sobre o equivalente mecânico do calor. Os dois exercícios seguinte consistem em expressar dois fenómenos de conservação da energia em termos de equivalência. A parte experimental e os cálculos destes são primeiramente apresentados e discutidos.