Sumários

Desenvolvimento de competências de gestão emocional.

6 Novembro 2018, 12:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Exploração de dimensões de acesso e diferenciação emocional, através de exercícios práticos.

Amplificação da tomada de consciência emocional e do seu poder no funcionamento cognitivo e comportamental.

Diferenciação entre emoções primárias e secundárias.

Apresentação de estratégias de regulação do stress passíveis de adotar e que se revelam mais eficazes.

Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos.


Gestão de conflitos

6 Novembro 2018, 12:30 Andreia da Silva Santos

Identificação das fases e conteúdos que compõem um conflito.

Apresentação das estratégias para lidar com os conflitos.

Exploração das cinco abordagens típicas à gestão dos conflitos.

Exploração dos conceitos de pensamento divergente e convergente

Articulação da temática gestão de conflitos com o tema criatividade.

Realização de uma atividade em grupo sobre gestão de conflitos.


Gestão de conflitos

5 Novembro 2018, 13:30 Andreia da Silva Santos

Identificação das fases e conteúdos que compõem um conflito.

Apresentação das estratégias para lidar com os conflitos.

Exploração das cinco abordagens típicas à gestão dos conflitos.

Exploração dos conceitos de pensamento divergente e convergente

Articulação da temática gestão de conflitos com o tema criatividade.

Realização de uma atividade em grupo sobre gestão de conflitos.


Desenvolvimento de competências de Gestão do Tempo

30 Outubro 2018, 12:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

  • Exploração pessoal dos modos preferenciais de funcionamento relativos à gestão de tempo.
  • Promoção do desenvolvimento de uma teoria pessoal acerca da gestão específica que cada aluno faz do tempo.
  • Exercício de grupo em que a dimensão "gestão de tempo" é central, com posterior discussão das estratégias adotadas.
  • Apresentação de estratégias de gestão de tempo passíveis de adotar e que tipicamente se revelam mais eficazes.
  • Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados nas aulas anteriores como prioritários em termos de cuidado.


Desenvolvimento de competências de gestão do tempo

30 Outubro 2018, 12:30 Andreia da Silva Santos

Exploração pessoal dos modos preferenciais de funcionamento relativos à gestão de tempo.

Promoção do desenvolvimento de uma teoria pessoal acerca da gestão específica que cada aluno faz do tempo.

Exercício de grupo em que a dimensão "gestão de tempo" é central, com posterior discussão das estratégias adotadas.

Apresentação de estratégias de gestão de tempo passíveis de adotar e que tipicamente se revelam mais eficazes.

Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados nas aulas anteriores como prioritários em termos de cuidado.