Sumários
Aula nº5 – 20 Outubro 2016
20 Outubro 2016, 08:30 • Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
Continuação das aulas anteriores com a elaboração de corte geológicos expeditos, sem grande pormenor topográfico. Primazia da compreensão da estrutura geológica presente nos mapas. Aula teórico prática com a visualização de numerosos exemplos de mapas didáticos. Direcção e sentido da inclinação de estruturas sedimentares e tectónicas, variadas. Exercícios com alguns corpos filonianos. Sequencias estratigráficas dobradas.Estruturas dobradas. Dobras sinformas e antiformas (onde se desconhece a polaridade sedimentar das séries) e dobras sinclinais e anticlinais (onde se conhece bem, por critérios de polaridade, as bases e topos das sequências). Posição geométrica das superfícies axiais de dobras, e marcação geométrica das mesmas quer em planta quer em corte - Simbologias adequadas a uma e outra. Inicio do estudo e da elaboração de histórias geológicas depois da compreensão das colunas litoestratigráficas representantes de determinados mapas.
8ª Aula – 19 Outubro 2016
19 Outubro 2016, 13:30 • Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
Continuação e conclusão dos sistemas de navegação e de posicionamento – Geodesia de base Espacial: o SLR (Satellite Laser Ranging), LLR (Lunar Laser Ranging) e o VLBI (Very Long Baseline Interferometry), do que constam, métodos de utilização e aquisição e grau de precisão. Outras técnicas em desenvolvimento e de âmbito Regional (Nacional): O GLONASS (Global’naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema), o GALILEO, o BeiDou ou BDS (BeiDou Navigation Satellite System) e o DORIS (Doppler Orbitography and Radiopositioning Integrated by Satellite). Para que servem, e como são utilizados em Geologia.
O que é um mapa? O mapa como representação bidimensional de parâmetros de uma determinada área. Metodologia da preparação para o trabalho de campo na elaboração de um mapa de uma determinada região. A programação das tarefas a realizar.
Bibliografia:
CARTER, W. E. & ROBERTSON, D. S. (1986) - Studying the Earth by
Very-Long-Baseline Interferometry, Scientific American, November 1986, p 44-52.
CASACA, J., MATOS, J. & BAIO, M. (2000) – Topografia Geral. GPS,
Fotogrametria, Detecção Remota e Modelação numérica do Relevo, Lidel,306.
DRURY S. A. (1998) - Images of the earth - aguide to remote sensing, OxfordUniv.Press.
GASPAR, J. A. (2000) – Cartas e Projecções Cartográficas – Fundamentos de
Geodesia e Cartografia, Leitura e numerização de cartas, Sistemas de
referenciação, Identificação e Construção de Projectos, Lidel, 292 p..
MALTMAN, A. (1998) - Geological
maps (2nd Edit.), (John Wiley & Sons).
MATOS, J. L. (2000) – Fundamentos de Informação Geográfica – Modelação
Geográfica, Análise Espacial, Cartografia Digital, Qualidade, (Lidel), 326 p..
MOORES & TWISS (1995) - Tectonics. (Freeman).
Serviço Cartográfico do Exército (2000) - Manual de Leitura de Cartas.
RAISZ, E. (1969) - Cartografia Geral, Edit. Científica, p. 414.
SPENCER, E. W. (2000) - Geologic Maps. A practical Guide to the… (Prentice Hall), 2nd Edition
Aula 3
19 Outubro 2016, 09:30 • António Brum da Silveira
Norte Geográfico, Norte Magnético, Norte Cartográfico UTM e Gauss. Declinação Magnética. Realização de exercícios
sobre mapas topográficos na escala 1:25.000.
7ª Aula – 14 Outubro 2016
14 Outubro 2016, 14:00 • Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
Continuação do estudo da Geodesia e do Grau do cálculo do grau de achatamento - o Geóide e o Elipsóide. Dados Gravimétricos e a definição de Geóide. A gravidade (valor g). A gravidade. Superfície equipotencial de g definida ao nível médio do mar - o geóide. Variações do valor de g na superfície da Terra – Latitude, Altitude e o Relevo.
Elipsóides de referência e Sistemas de Projecção Latitude, Longitude e vertical do lugar. Projecções conformes ou ortomórficas. Projecções equivalentes ou de igual área. Projecções cilíndricas: normal, transversa e oblíqua. Sistemas de referenciação: por quadrícula, coordenadas rectangulares (o Datum, e os Data), coordenadas rectangulares do Sistema UTM (Universal Transversa de Mercator).
Sistemas de coordenadas utilizadas na cartografia nacional: O Ponto Central e o Ponto de Origem Fictícia. Elipsóides de referência e Sistemas de Projecção representação azimutal ou zenital e representações cilíndricas. Representação cilíndrica de Mercator. Problemas e limitações das suas utilizações. Deformações angulares e de áreas.
Localização absoluta e localização relativa. Principais metodologias para medições de distâncias. Geodesia de base Terrestre e de base Espacial (por satélite): O GPS (Global Positioning System), como se baseia, vantagens e limitações. Para que serve em Geologia.
Bibliografia:
BOULTER, C. A. (1991) - Four Dimensional Analysis of Geological Maps - Thecniques of Interpretation. (John Wiley & Sons).
CARTER, W. E. & ROBERTSON, D. S. (1986) - Studying the Earth by Very-Long-Baseline Interferometry, Scientific Am.
CASACA, J., MATOS, J. & BAIO, M. (2000) – Topografia Geral. GPS, Fotogrametria, Detecção Remota e Modelação numérica do Relevo, Lidel, 306.
DRURY S. A. (1998) - Images of the earth - aguide to remote sensing, Oxford Univ. Press.
GASPAR, J. A. (2000) – Cartas e Projecções Cartográficas – Fundamentos de Geodesia e Cartografia, Leitura e numerização de cartas, Sistemas de referenciação, Identificação e Construção de Projectos, Lidel, 292 p..
KEN McCLAY (1995) - The Mapping of Geological Structures. (Wiley). MALTMAN, A. (1998) - Geological maps (2nd Edit.), (John Wiley & Sons).
MATOS, J. L. (2000) – Fundamentos de Informação Geográfica – Modelação Geográfica, Análise Espacial, Cartografia Digital, Qualidade, (Lidel), 326 p..
Serviço Cartográfico do Exército (2000) - Manual de Leitura de Cartas.
RAISZ, E. (1969) - Cartografia Geral, Edit. Científica, p. 414. SPENCER, E. W. (2000) - Geologic Maps. A practical Guide to the…..(Prentice Hall), 2nd Edition
Aula 4
14 Outubro 2016, 08:30 • António Brum da Silveira
Início do Estudo da Cartografia Geológica. O Relevo e a Estrutura Geológica. O perfil topográfico e o corte geológico.
Elementos fundamentais de um perfil topográfico. Estudo de estruturas horizontais.