Sumários

Aula 3

7 Outubro 2016, 08:30 António Brum da Silveira

Norte Geográfico, Norte Magnético, Norte Cartográfico UTM e Gauss. Declinação Magnética. Realização de exercícios

sobre mapas topográficos na escala 1:25.000.


Aula nº3 – 6 Outubro 2016

6 Outubro 2016, 16:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação do estudo da determinação de coordenadas de um lugar. Os Vários Sistemas de Coordenadas. Coordenadas Geográficas: latitude, longitude e altitude. Coordenadas Cartográficas: UTM e M/T. Conclusão da realização de exercícios práticos com determinação de coordenadas geográficas e UTM - utilização do “escalímetro”. Localização de pontos e determinação das suas coordenadas. Realização de exercícios práticos com determinação de coordenadas geográficas. A Declinação Magnética. Norte Geográfico, Norte Magnético, Norte Cartográfico. Realização de exercícios utilizando os conhecimentos adquiridos. Correcção de Azimutes e rumos. Sentido e direcção em Cartografia.


Aula nº3 – 6 Outubro 2016

6 Outubro 2016, 08:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação do estudo da determinação de coordenadas de um lugar. Os Vários Sistemas de Coordenadas. Coordenadas Geográficas: latitude, longitude e altitude. Coordenadas Cartográficas: UTM e M/T. Conclusão da realização de exercícios práticos com determinação de coordenadas geográficas e UTM - utilização do “escalímetro”. Localização de pontos e determinação das suas coordenadas. Realização de exercícios práticos com determinação de coordenadas geográficas. A Declinação Magnética. Norte Geográfico, Norte Magnético, Norte Cartográfico. Realização de exercícios utilizando os conhecimentos adquiridos. Correcção de Azimutes e rumos. Sentido e direcção em Cartografia.


4ª Aula – 30 Setembro 2016

30 Setembro 2016, 14:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Os Descobrimentos Marítimos. As Cartas Portulanas, o Roteiro de pilotos e capitães de navios e a evolução da navegação até ao descobrimento do conceito de longitude. Instrumentação de navegação. A revolução operada com a utilização da "vela latina", as viagens de circum-navegação e a imprensa. A Igreja e o controlo da informação “científica” e a astronomia. As Escolas de Navegação. Problemas associados à navegação – a altura das estrelas e o conceito de latitude. O desconhecimento da longitude.

 

 

 

Bibliografia:

BOULVAIN, F. e VANDER AUWERA, J. (2011) – Géologie – Géologie de Terrain – de l’affleurement au concept, Ellipses, 159 p..

COMPTON, R.R. (1985) - Geology in the Field. (John Wiley & Sons).

Serviço Cartográfico do Exército (2000) - Manual de Leiturade Cartas.

 


Aula 2

30 Setembro 2016, 08:30 António Brum da Silveira

Sistemas de Coordenadas (continuação). Coordenadas Cartográficas: UTM e Gauss. Realização de exercícios práticos com determinação de

coordenadas UTM e Gauss.