Sumários

Aula nº8 – 10 Novembro

10 Novembro 2016, 08:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Falhas e nomenclatura de vários tipos de falhas. Componentes horizontal e vertical - marcadores cinemáticos. Nomenclatura da cinemática em corte e em planta. Histórias geológicas mais complexas.

Histórias geológicas mais complexas com referência a vários basculamentos com a mesma direcção. Inclinações finais de várias séries sedimentares como resultado da adição de basculamentos sucessivos. Exercícios com séries monoclinais discordantes afectadas por falhas geológicas. Falhas geológicas indeterminadas – sem marcadores cinemáticos. Componentes vertical e horizontal em falhas com marcadores cinemáticos. Desligamentos direitos e esquerdos, falhas normais e inversas e falhas verticais (puras e com componente de desligamento).


14ª Aula – 9 Novembro 2016

9 Novembro 2016, 13:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Deformação em regime frágil (conceitos de corpo isótropo e de anisotropia, p. ex. planar) – As Falhas: Tipos de falhas: verticais, normais, inversas e desligamentos. Nomenclatura e simbologia das falhas em cartografia – simbologia em mapas e cortes. Simbologias de componente vertical e simbologias de componente horizontal. Rejeições de camadas e separação nos diversos tipos de falhas – falhas indeterminadas – com e sem marcadores cinemáticos. Os marcadores cinemáticos em falhas. A resultante de deslocamento da componente horizontal e da componente vertical. Deformação de rochas sedimentares em regime frágil. As estrias e as evidencias de cataclase.

 

 

 

Bibliografia:

BOULTER, C. A. (1991) - Four Dimensional Analysis of Geological Maps - Thecniques of Interpretation. (John Wiley & Sons).

COMPTON, R.R. (1985) - Geology in the Field. (John Wiley & Sons).

HAMBLIN, W.K. & CHRISTIANSEN E. (1995) - Earth’s Dynamics Systems. (Prentice Hall - 7ª Edi.).

KEN McCLAY (1995) - The Mapping of Geological Structures. (Wiley).

MALTMAN, A. (1998) - Geological maps (2nd Edit.), (John Wiley & Sons).

REINECK, H.E. & SINGH, I.B. (1980) - Depositional Sedimentary Environments. (Springer-Verlag).

SPENCER, E. W. (2000) - Geologic Maps. A practical guide to the preparation and interpretation of Geological Maps. (Prentice Hall, 2 nd Ed.), 148 p


 


Faltei

9 Novembro 2016, 09:30 António Brum da Silveira

Faltei por participar no Earthquakes and Volcanoes Workshop (IASPEI, IAVCEI), Barcelona de 8 a 9 de Novembro e no IV VeTOOLS Workshop que decorreu em Barcelona de 10 a 13 de Novembro.


13ª Aula – 4 Novembro 2016

4 Novembro 2016, 14:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Início do estudo da deformação de rochas sedimentares em regime dúctil. Sinformas vs Sinclinais.

Continuação do estudo das dobras e do lugar geométrico das suas superfícies axiais. Polaridades sedimentares e sequências estratigráficas – influência na nomenclatura das Dobras. Principais tipos de dobras. Elementos de simetria de dobras. Superfícies e planos axiais. Como se traçam os planos axiais de dobras. Eixos de dobras e flancos. Geometria destes elementos – flancos normais e flancos inversos. Análise numérica dos seus valores. Sinformas anticlinais e antiformas sinclinais.


Aula 7

4 Novembro 2016, 08:30 António Brum da Silveira

Estruturas dobradas. Dobras sinformas e antiformas e dobras sinclinais e anticlinais.   Atitude de uma dobra: atitude da superfície axial e atitude da charneira.

Revisões sobre atitudes de linhas. Resolução de exercícios sobre estruturas dobradas.