Sumários

Primeiros dados primários e iniciação à codificação

21 Março 2019, 17:00 João Ferreira

Apresentação pelos alunos dos dados recolhidos nas primeiras fontes primárias, incluindo sessão de esclarecimento pública e entrevistas iniciais (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Identificação dos problemas de calendarização e acesso às fontes. Análise global da qualidade dos dados recolhidos. Refinamento dos guiões das entrevistas subsequentes. Introdução ao CATMA como ferramenta de análise de dados qualitativos (aula em Laboratório). Início do processo de codificação usando o CATMA.


Análise qualitativa dos dados (sumarização II – outras representações visuais)

21 Março 2019, 14:30 Catia Luisa Santana Calisto Pesquita

Os mapas formais do design contextual. Mapas culturais, de arftefactos e físicos.


Primeiros dados primários e iniciação à codificação

18 Março 2019, 17:30 João Ferreira

Apresentação pelos alunos dos dados recolhidos nas primeiras fontes primárias, incluindo sessão de esclarecimento pública e entrevistas iniciais (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Identificação dos problemas de calendarização e acesso às fontes. Análise global da qualidade dos dados recolhidos. Refinamento dos guiões das entrevistas subsequentes. Introdução ao CATMA como ferramenta de análise de dados qualitativos (aula em Laboratório). Início do processo de codificação usando o CATMA.


Análise qualitativa dos dados (sumarização I – representações textuais e visuais)

18 Março 2019, 16:30 Catia Luisa Santana Calisto Pesquita

Formas de sumarização e representação da análise. Formas textuais. A linguagem gráfica como forma eficiente de representação de conhecimento para humanos. Os mapas do formais do design contextual. Mapas de fluxos e de recorrências.


Plano de pesquisa e plano de campo

15 Março 2019, 15:30 João Ferreira

Apresentação pelos alunos do plano de recolha de dados, incluindo definição das amostras e instrumentos de recolha, e dos documentos de pedido à comissão de ética, incluindo o documento de consentimento informado (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Discussão dos planos apresentados, incluindo o refinamento dos guiões, exploração de formas alternativas de instrumentação e recolha, e planos de contingência.