Sumários
Metodologias de design de produto (Design participativo)
20 Maio 2019, 16:30 • Catia Luisa Santana Calisto Pesquita
A aproximação participativa ao design. Origens, diferenças e semelhanças relativamente às metodologias anteriores. Os objetivos e as formas de aplicação. O conceito de workshop no design participativo (PD). Estrutura de uma workshop PD: imersão, experiência atual, experiência ideal e concretização. As atividades de Narração, Criação, Prioritização e Contextualização.
Inovação II (divergir e decidir)
17 Maio 2019, 15:30 • João Ferreira
Apresentação pelos alunos da visão final para a resolução dos problemas encontrados (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Aplicação das técnicas de divergência e decisão sobre a visão final com supervisão do docente.
(Aula leccionada pro outro docente por motivos de licença de parternidade)
Inovação II (divergir e decidir)
16 Maio 2019, 17:00 • João Ferreira
Apresentação pelos alunos da visão final para a resolução dos problemas encontrados (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Aplicação das técnicas de divergência e decisão sobre a visão final com supervisão do docente.
(Aula leccionada pro outro docente por motivos de licença de parternidade)
Metodologias de design de produto (Google Design Sprint)
16 Maio 2019, 14:30 • Catia Luisa Santana Calisto Pesquita
Apresentação do Google Design Sprint como metodologia de design concetual de aplicações e sistemas. Enquadramento do GDS no processo do “Design Thinking” e nas metodologias ágeis de desenvolvimento de software. A adoção dos conceitos de Sprint, Sprint Master, etc. do SCRUM. Apresentação global das fases do GDS. A fase de compreensão e de definição. Discussão das semelhanças e diferenças para o Design Contextual. A fase da divergência, da decisão, da prototipagem e da validação. A gestão dos Sprints e o Sprint Master. O aspeto fundamental da preparação. O papel do Sprint Master durante o Sprint e depois do Sprint.
Inovação II (divergir e decidir)
13 Maio 2019, 17:30 • João Ferreira
Apresentação pelos alunos da visão final para a resolução dos problemas encontrados (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Aplicação das técnicas de divergência e decisão sobre a visão final com supervisão do docente.
(Aula leccionada pro outro docente por motivos de licença de parternidade)