Sumários

14ª aula- Avaliação

28 Maio 2018, 15:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Balanço do semestre e discussão sobre os pontos fortes e os pontos a melhorar nesta unidade curricular. Foram recolhidos depoimentos dos alunos que incorporassem ideias de melhoria no funcionamento das aulas ou no tipo de temáticas a abordar. 


14ª aula- Avaliação

28 Maio 2018, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Balanço do semestre e discussão sobre os pontos fortes e os pontos a melhorar nesta unidade curricular. Foram recolhidos depoimentos dos alunos que incorporassem ideias de melhoria no funcionamento das aulas ou no tipo de temáticas a abordar. 


13ª aula "Carreira internacional- contexto e problemáticas"

21 Maio 2018, 15:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Os desafios particulares da Internacionalização na óptica do recrutamento e do colaborador.

  • Quais os principais aspectos a ter em consideração na expatriação e no regresso?
  • Qual a relação entre os perfis / funções e a sua tendência à internacionalização?
  • Quais os aspectos legais a ter em consideração?
  • Como encaram os profissionais e as empresas o impacto que a internacionalização pode ter na coesão familiar do colaborador?


13ª aula "Carreira internacional- contexto e problemáticas"

21 Maio 2018, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Os desafios particulares da Internacionalização na óptica do recrutamento e do colaborador.

  • Quais os principais aspectos a ter em consideração na expatriação e no regresso?
  • Qual a relação entre os perfis / funções e a sua tendência à internacionalização?
  • Quais os aspectos legais a ter em consideração?
  • Como encaram os profissionais e as empresas o impacto que a internacionalização pode ter na coesão familiar do colaborador?


12ª aula- "Liderança em contexto profissional"

14 Maio 2018, 15:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Nesta aula foram abordados os seguintes tópicos:

  • Os contextos de liderança do lado dos juniores;
  • A liderança como algo inato a qualquer contexto de grupo;
  • As vivências académicas que solicitam papeis de tomada de posição e gestão perante os pares (ex. trabalhos de grupo);
  • Que contextos de liderança poderei encontrar ao longo do meu percurso (académico, de recém licenciado, de profissional sénior ou de gestor de áreas da empresa)?
  • Como lidar com cada um deles?
  • Como abordar chefes/líderes diferentes?
  • Reflectir sobre “liderança de proximidade”, relacionada com o futuro próximo dos alunos e com a inserção em equipas com avaliação pelas chefias.