Sumários

TP10

17 Maio 2024, 09:00 Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão


Pesquisa nas Bases de Dados Crystallography Open Database (www.crystallography.net) e PBD Databank (www.rcsb.org) das estruturas de uma molécula orgânica e de uma proteína. Visualização e análise detalhada dessas estruturas  com recurso ao software Pymol. Construção de um modelo de IA da proteína usando a ferramenta de “Fold Sequence” (https://esmatlas.com/resources?action=fold) do ESM Atlas. Comparação entre o modelo de IA e a estrutura cristalográfica. Exercício de avaliação individual sobre a matéria dada na teórica e o uso de ferramentas computacionais para a visualização de moléculas.

T11

17 Maio 2024, 08:00 Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão


Perspectiva histórica sobre a determinação da estrutura das moléculas, com referência aos diferentes métodos experimentais e sua evolução ao longo do tempo (cristalografia de raios-X, espectroscopia de RMN e microscopia electrónica).  Breve referência às bases de dados estruturais de acesso livre em Química e Bioquímica: Crystallography Open Database e PDB Databank (PDBD). A IA em Biologia Estrutural: a base de dados de estruturas de proteínas AlphaFold e a plataforma de previsão de estruturas ESM Atlas.

Aula TP

10 Maio 2024, 09:00 Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão


Esta aula foi substituída por uma aula teórica de 2.5h.

T10

10 Maio 2024, 08:00 Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão


Aula teórica de 2.5h

Introdução à Propriedade Industrial – 3. Desenhos ou Modelos e Marcas.

3.1. Desenhos ou Modelos.

Vias de obtenção: Desenho Internacional junto da Organização Mundial da Propriedade Industrial (WIPO); Desenho comunitário junto do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), Desenho ou Modelo Nacional. Objeto e limitações. Requisitos formais de concessão. Processo administrativo até à concessão. Âmbito de proteção e direitos conferidos. Invalidade do Desenho ou Modelo. Exemplos de desenhos ou modelos. Bases de dados de desenhos. Exemplos da jurisprudência europeia sobre Desenhos ou Modelos.

3.2. Marcas.

Vias de obtenção: Marca Internacional junto da Organização Mundial da Propriedade Industrial (WIPO); Marca da União Europeia junto do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), Marca Nacional. Tipos de marcas e limitações. Requisitos formais de concessão. Motivos absolutos e motivos relativos de recusa. Âmbito de proteção e direitos conferidos. Marcas de produtos e serviços, marcas coletivas e marcas de certificação. Marcas nominativas, figurativas e mistas; sonoras, videográficas, olfativas, de cor, de imagens em movimento, de aroma, de sabor, etc.  Exemplos de marcas. Análise de infração/nulidade com recurso a exemplos da jurisprudência europeia. Bases de dados de marcas e consulta a bases de dados nacionais, Europeias e Internacionais.  Boletim da Propriedade Industrial.

(Aula dada pelo Dr. João Jorge- RCF Protecting Innovation)

TP9

7 Maio 2024, 08:00 Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão


Aula teórica-prática, extra, de 2.5h (não foi possível realizar-se no horário da UC devido a indisponibilidade do orador convidado)

Introdução à Propriedade Industrial – 2. Exercícios em grupo de consulta a bases de dados de patentes e subsequente análise de resultados. Opiniões sobre liberdade de introdução no mercado, validade e infração.

(Aula dada pelo Dr. João Jorge- RCF Protecting Innovation)