Sumários

Aula PL 6. Tratamento de Resultados e Preparação de um Poster para Avaliação

24 Novembro 2025, 14:30 Ricardo Alexandre Gravata Simões

Continuação da aula anterior


Polímeros de Coordenação (2)

24 Novembro 2025, 13:30 Carlos Eduardo Sabino Bernardes

Isomerismo supramolecular em polímeros de coordenação. Interpenetração de redes e a sua topologia. Polímeros de coordenação porosos. Aplicações de adsorção e armazenamento de gás. 


Polímeros de Coordenação (1)

20 Novembro 2025, 08:00 Carlos Eduardo Sabino Bernardes

Complexos de coordenação vs. polímeros de coordenação. Utilização de ligandos bidentados com ponto de partida para a produção de polímeros de coordenação. Polímeros uni-, bi- e tridimensional e o seu impacto na molecularidade das estruturas. Propriedades e aplicações deste tipo de materiais. A importância da retrosíntese no desenvolvimento de polímeros de coordenação. Energética das ligações metal-ligando: ligação de coordenação como sintão nos polímeros de coordenação. Topologias de rede: (i) símbolos de rede e nomenclatura; (ii) Estruturas tridimensionais: dia (tipo diamante), pcu (tipo NaCl), nbo e cds (tipo NbO e CdSO4), pts (tipo PtS), ptt (tipo PtS torcido) e mog (moganita).


Aula PL 5. Tratamento de Resultados e Preparação de um Poster para Avaliação

17 Novembro 2025, 14:30 Ricardo Alexandre Gravata Simões

Os resultados obtidos ao longo das aulas anteriores foram tratados e resumidos num poster a ser apresentado e discutido para avaliação.


CoCristais(4)

17 Novembro 2025, 13:30 Carlos Eduardo Sabino Bernardes

Importância da produção de cocristais no âmbito do Sistema de Classificação Biofarmacêutico: (i) modificação da solubilidade e velocidade de dissolução de fármacos; (ii) resolução de problemas relacionados com polimorfismo e formação de solvatos e hidratos. Co-cristalização na separação racémica e controlo de propriedades mecânicas. Utilização de cocristais noutros tipos de indústrias e setores: (i) desenvolvimento de novos fertilizantes para a agricultura; (ii) aplicações na indústria alimentar, e.g., otimizando as propriedades de compostos nutracêuticos; (iii) produção de materiais energéticos como alternativa aos explosivos convencionais.