Sumários

Aula PL 4. Caracterização de Materiais Cristalinos por Calorimetria Diferencial de Varrimento (parte 1)

20 Outubro 2025, 14:30 Ricardo Alexandre Gravata Simões

Os produtos preparados anteriormente, assim como os seus percursores, foram caracterizados com recurso à técnica de DSC (Calorimetria Diferencial de Varrimento).


Análise Térmica

20 Outubro 2025, 13:30 Carlos Eduardo Sabino Bernardes

Estabilidade de fases cristalinas. Diagrama de Fases Energia vs. Temperatura: Sistemas Monotrópicos e Enantiotrópicos. Análise Térmica: Termomicroscopia, Termogravimetria e Calorimetria Diferencial de Varrimento.


Difração de Raios-X de Pós

16 Outubro 2025, 08:00 Carlos Eduardo Sabino Bernardes

Características dum padrão de difração de raios-X de pós de fases cristalinas e misturas. Relação entre a posição dos picos de difração e o espaçamento dos planos de difração (lei de Bragg). Componentes de um difratómetro e preparação de amostras. Estudo de reações em experiências “estáticas” e com resolução temporal. Efeito de orientações preferenciais: identificação do problema e soluções.


Aula PL 3. Caracterização de Materiais Cristalinos por Difração de Raios-X de Pós (parte 2)

13 Outubro 2025, 14:30 Ricardo Alexandre Gravata Simões

Os produtos preparados anteriormente, assim como os seus percursores, foram caracterizados com recurso à técnica de difração de raios-X de pós.


4ª aula de Difração de raios-X por cristal único

13 Outubro 2025, 13:30 Carlos Eduardo Sabino Bernardes

Passos de uma determinação estrutural: 1. Preparar e avaliar os cristais- cristalização, montagem e centragem de cristais na cabeça goniométrica. Testar a qualidade do cristal. 2. Recolha dos dados de difração-determinar a célula unitária e sistema cristalino. Métodos de deteção e recolha de dados. Definição de resolução e sua importância. 3. Processar os dados de difração- Fazer a redução de dados e aplicar correções tais como escalonamento e correção de absorção. 4. Resolução da estrutura- aplicação de métodos diretos e de patterson e mistos: SHELX, OLEX and CRYSTALS. 5. Refinamento - determinação precisa de coordenadas atómicas e fatores de temperatura. 6. Validar e verificar a estrutura- Indicadores Estatísticos e Técnicas de Validação. Ficheiro CIF. 7. Análise estrutural - Distâncias, ângulos, gráficos e fatores de confiança.