Sumários
6 Novembro 2023, 10:00
•
Carlos Gravato
Potenciais de ação em insetos.
3 Novembro 2023, 14:00
•
Rita Carlos
PARTE 1 - DISCRIMINAÇÃO DO TOQUE EM VÁRIOS LOCAIS DO CORPO
PARTE 2 - RESPOSTA DOS TERMORRECETORES A VARIAÇÕES DA TEMPERATURA
PARTE 3 - DISCRIMINAÇÃO DO PONTO CEGO
PARTE 4 - PERCEÇÃO DO MOVIMENTO E DA COR
2 Novembro 2023, 11:00
•
Rita Carlos
PARTE 1 - DISCRIMINAÇÃO DO TOQUE EM VÁRIOS LOCAIS DO CORPO
PARTE 2 - RESPOSTA DOS TERMORRECETORES A VARIAÇÕES DA TEMPERATURA
PARTE 3 - DISCRIMINAÇÃO DO PONTO CEGO
PARTE 4 - PERCEÇÃO DO MOVIMENTO E DA COR
2 Novembro 2023, 08:00
•
Ana Rita José Lopes
Discriminação do toque em vários locais do corpo.
Resposta dos termorrecetores a variações da temperatura.
Discriminação do ponto cego.
Perceção do movimento e da cor.
2 alunos PL18
31 Outubro 2023, 16:00
•
Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
A aula foi iniciada com exposição sobre recetores sensoriais humanos. Recordaram-se os diferentes tipos de mecanorecetores e termorecetores da pele, campos recetores, trajetórias dos nervos da periferia até o sistema nervoso central, e o sistema visual, incluindo a anatomia do olho até propriedades dos bastonetes e cones.
A parte prática foi dividida em duas partes: (1) Na primeira parte exploramos: (A) a densidade de mecanorrecetores na pele em vários locais do corpo utilizando dois palitos para estimar o tamanho dos campos recetores; e (B) a resposta dos termorrecetores a variações da temperatura - que foi feita utilizando baldes com diferentes temperaturas, para perceber a adaptação e sensação da temperatura relativa nas mãos e um termometro em diferentes temperaturas para estimar a zona termoneutra de cada voluntário. (2) Na segunda parte determinamos o ponto cego da retina com auxílio de diferentes imagens e exploramos a perceção do movimento e da cor, perceções mediadas pela informação fornecida pelos fotorrecetores, com o auxílio de um sistema marcado com 180 graus e palitos com marcas de diferentes cores. Os alunos percebem que primeiro notam movimento, e só depois percebem as cores. Foram discutidos os resultados de cada experiência com os alunos e os resultados foram integrados nos conceitos teóricos abordados.