Sumários
4 Outubro 2023, 17:00
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Carlos Gravato
Diferentes métodos de colorações histológicas, como por exemplo a coloração de Hematoxilina e Eosina
e a coloração de Ácido Periódico Schiff, para diferenciar os vários tipos de estruturas numa célula, tecido ou órgão.
4 Outubro 2023, 15:00
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Romana Santos
Transferência de calor entre os animais e o ambiente
Estratégias de termorregulação comportamentais e fisiológicas
Poiquilotérmia & Ectotermia
Homeotermia
- Mamíferos e aves
- Peixes (exceções)
- Insetos
4 Outubro 2023, 11:00
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Nesta aula foi feita uma exposição sobre a digestão, com foco na digestão do amido e suas formas pelas amilases da boca e do pâncreas, e na capacidade de absorção do intestino dos diferentes produtos desta digestão.
Foram explicadas as técnicas de deteção do amido (iodo) e de açucares redutores (Benedict), como funcionam e quais as suas aplicações e limitações. Na aula os alunos montaram um sistema de membrana semipermeável que mimetiza a absorção seletiva de pequenos monossacarideos como a glicose pelo intestino. Introduziram uma amostra de amido dentro da membrana envolta de água, realizaram coletas das amostras dentro e fora da membrana, da amostra do amido antes e depois da incubação com amilase. Realizaram coletas das amostras também dentro e fora da membrana imediatamente após e 30 min após introduzir uma solução de glucose dentro da membrana. Observaram a absorção seletiva da glucose e não do amido, bem como a digestão do amido pala amilase. Foram discutidos os resultados e as similaridades e diferenças do sistema de membrana de diálise com o intestino. Foi aplicado o 1o mini-quiz no final da aula. Assistiram a aula além dos alunos desta PL, 1 aluna da PL12.
4 Outubro 2023, 08:00
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Tiago Fernandes Grilo
Avaliar o Suso de uma membrana de diálise como modelo para o intestino.
Efeito da amilase e alimentos que contém amido.
Permeabilidade seletiva da membrana de diálise.
3 Outubro 2023, 16:00
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Nesta aula foi feita uma exposição sobre a digestão, com foco na digestão do amido e suas formas pelas amilases da boca e do pâncreas, e na capacidade de absorção do intestino dos diferentes produtos desta digestão.
Foram explicadas as técnicas de deteção do amido (iodo) e de açucares redutores (Benedict), como funcionam e quais as suas aplicações e limitações. Na aula os alunos montaram um sistema de membrana semipermeável que mimetiza a absorção seletiva de pequenos monossacarídeos como a glicose pelo intestino. Introduziram uma amostra de amido dentro da membrana envolta de água, realizaram coletas das amostras dentro e fora da membrana, da amostra do amido antes e depois da incubação com amilase. Realizaram coletas das amostras também dentro e fora da membrana imediatamente após e 30 min após introduzir uma solução de glucose dentro da membrana. Observaram a absorção seletiva da glucose e não do amido, bem como a digestão do amido pala amilase. Foram discutidos os resultados e as similaridades e diferenças do sistema de membrana de diálise com o intestino. Foi aplicado o 1o mini-quiz no final da aula. Assistiram a aula além dos alunos desta PL, 3 alunos da PL111 e uma aluna da PL19.