Sumários
Potencial de membrana
11 Outubro 2023, 15:00 • Romana Santos
Energia e metabolismo
11 Outubro 2023, 11:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Esta aula teve 4 partes. Na primeira parte, cada aluno calculou a sua taxa metabólica basal e o gasto energético por diferentes tipos de atividades (andar, correr, tocar piano etc). Foi discutido como se calcula a taxa e a variação desta na população. Na segunda parte, os alunos ativamente investigaram (com recurso à internet) as características de bebidas energéticas, classificando cada um dos componentes nos rótulos de quatro diferentes bebidas (coca-cola, Red Bull, Low Carb Monster Energy e Energy Gel) em fontes de energia, aminoácidos, estimulantes, vitaminas e outros. Foi discutido o conceito de energia, com enfoque na definição biológica e o papel fisiológico dos outros ingredientes. Foi discutido como cada bebida descrevia os seus componentes de formas diferentes e como isso refletia os públicos alvo de cada bebida. Na 3a parte, os alunos estudaram o efeito do tipo de refeição (hiperglicídica vs hiperlipídica) nos níveis de glucose, triglicéridos e ureia no sangue com base num estudo feito com alunos universitários. Foi explicado e discutido o processamento dos diferentes macronutrientes no tempo e o papel da insulina e glucagon na homeostase. Na 4a parte, foi realizado um experimento onde os alunos calcularam o número de calorias por grama de vários itens alimentares, nomeadamente pipoca, cheetos e amendoim com recurso a um calorimetro. Os alunos prepararam as amostras, mediram as diferenças de temperatura da água após a combustão dos alimentos e calcularam o conteúdo energético em Kcal/g de cada alimento. Os resultados obtidos foram discutidos e comparados entre os grupos e com os valores descritos nas embalagens. Foram discutidos os possíveis mecanismos de perdas energéticas durante a experimentação.
Energia e metabolismo
11 Outubro 2023, 08:00 • Tiago Fernandes Grilo
Energia e metabolismo
10 Outubro 2023, 16:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Esta aula teve 4 partes. Na primeira parte, cada aluno calculou a sua taxa metabólica basal e o gasto energético por diferentes tipos de atividades (andar, correr, tocar piano etc). Foi discutido como se calcula a taxa e a variação desta na população. Na segunda parte, os alunos ativamente investigaram (com recurso à internet) as características de bebidas energéticas, classificando cada um dos componentes nos rótulos de quatro diferentes bebidas (coca-cola, Red Bull, Low Carb Monster Energy e Energy Gel) em fontes de energia, aminoácidos, estimulantes, vitaminas e outros. Foi discutido o conceito de energia, com enfoque na definição biológica e o papel fisiológico dos outros ingredientes. Foi discutido como cada bebida descrevia os seus componentes de formas diferentes e como isso refletia os públicos alvo de cada bebida. Na 3a parte, os alunos estudaram o efeito do tipo de refeição (hiperglicídica vs hiperlipídica) nos níveis de glucose, triglicéridos e ureia no sangue com base num estudo feito com alunos universitários. Foi explicado e discutido o processamento dos diferentes macronutrientes no tempo e o papel da insulina e glucagon na homeostase. Na 4a parte, foi realizado um experimento onde os alunos calcularam o número de calorias por grama de vários itens alimentares, nomeadamente pipoca, cheetos e amendoim com recurso a um calorimetro. Os alunos prepararam as amostras, mediram as diferenças de temperatura da água após a combustão dos alimentos e calcularam o conteúdo energético em Kcal/g de cada alimento. Os resultados obtidos foram discutidos e comparados entre os grupos e com os valores descritos nas embalagens. Foram discutidos os possíveis mecanismos de perdas energéticas durante a experimentação.
Energia e Metabolismo
10 Outubro 2023, 11:00 • Romana Santos