Sumários
13 Novembro 2024, 15:00
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Romana Santos
Hormonas que regulam:
- a reprodução em mamíferos
- ciclos biológicos
13 Novembro 2024, 11:00
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Carlos Gravato
Discriminação do toque em várias partes do corpo (mecanorrecetores).
Resposta dos termorrecetores a variações da temperatura.
Discriminação do ponto cego.
Perceção do movimento e da cor.
13 Novembro 2024, 08:00
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Carlos Gravato
Discriminação do toque em várias partes do corpo (mecanorrecetores).
Resposta dos termorrecetores a variações da temperatura.
Discriminação do ponto cego.
Perceção do movimento e da cor.
12 Novembro 2024, 16:00
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
A aula foi iniciada com exposição sobre recetores sensoriais humanos. Recordaram-se os diferentes tipos de mecanorecetores e termorecetores da pele, campos recetores, trajetórias dos nervos da periferia até o sistema nervoso central, e o sistema visual, incluindo a anatomia do olho até propriedades dos bastonetes e cones.
A parte prática foi dividida em duas partes: (1) Na primeira parte exploramos: (A) a densidade de mecanorrecetores na pele em vários locais do corpo utilizando dois palitos para estimar o tamanho dos campos recetores; e (B) a resposta dos termorrecetores a variações da temperatura - que foi feita utilizando baldes com diferentes temperaturas, para perceber a adaptação e sensação da temperatura relativa nas mãos e um termometro em diferentes temperaturas para estimar a zona termoneutra de cada voluntário. (2) Na segunda parte determinamos o ponto cego da retina com auxílio de diferentes imagens e exploramos a perceção do movimento e da cor, perceções mediadas pela informação fornecida pelos fotorrecetores, com o auxílio de um sistema marcado com 180 graus e palitos com marcas de diferentes cores. Os alunos percebem que primeiro notam movimento, e só depois percebem as cores. Foram discutidos os resultados de cada experiência com os alunos e os resultados foram integrados nos conceitos teóricos abordados. Foi realizado o 3o mini-teste.
12 Novembro 2024, 11:00
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
A aula foi iniciada com exposição sobre recetores sensoriais humanos. Recordaram-se os diferentes tipos de mecanorecetores e termorecetores da pele, campos recetores, trajetórias dos nervos da periferia até o sistema nervoso central, e o sistema visual, incluindo a anatomia do olho até propriedades dos bastonetes e cones.
A parte prática foi dividida em duas partes: (1) Na primeira parte exploramos: (A) a densidade de mecanorrecetores na pele em vários locais do corpo utilizando dois palitos para estimar o tamanho dos campos recetores; e (B) a resposta dos termorrecetores a variações da temperatura - que foi feita utilizando baldes com diferentes temperaturas, para perceber a adaptação e sensação da temperatura relativa nas mãos e um termometro em diferentes temperaturas para estimar a zona termoneutra de cada voluntário. (2) Na segunda parte determinamos o ponto cego da retina com auxílio de diferentes imagens e exploramos a perceção do movimento e da cor, perceções mediadas pela informação fornecida pelos fotorrecetores, com o auxílio de um sistema marcado com 180 graus e palitos com marcas de diferentes cores. Os alunos percebem que primeiro notam movimento, e só depois percebem as cores. Foram discutidos os resultados de cada experiência com os alunos e os resultados foram integrados nos conceitos teóricos abordados. Foi realizado o 3o mini-teste.