Sumários

6ª Aula - (2ª de Trabalho de Campo - Saída Campo Crismina - Guincho)

28 Março 2019, 13:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Saída de campo de uma transversal Forte da Crismina – Guincho. Localização no mapa topográfico. Utilização da bússola de geólogo. Medições de planos (estratificações e corpos filonianos) em notações por quadrantes e azimutes. Fácies sedimentares deduzidas pelos conteúdos fossilíferos observáveis na geo-transversal. O maciço granítico de Sintra e a orla de metamorfismo de contacto. Filões e o respectivo metamorfismo de contacto. O maciço de Sintra e a estrutura sinforma siclinal anelar a Sul na Plataforma de Cascais. Os dados de campo e o que deve ser transposto para o livro de campo. Exercícios de observação sobre polaridades sedimentares de vária natureza.


Saída de Campo I: Praia da Bafureira

28 Março 2019, 11:00 Ícaro Fróis Dias da Silva

Primeira saída de campo: Praia da Bafureira. Introdução à geologia da região de Lisboa. Identificação das principais litologias e sua relação com a evolução geológica da Bacia Lusitaniana. Levantamento de coluna litoestratigráfica. Utilização da bússola de geólogo. Realização de dois cortes à escala. Realização de planta.


Aula Prática 6

28 Março 2019, 08:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Representação do relevo por curvas de nível: formas elementares (vertente, talveg e linhas de festo; vales e inteflúvios). Marcação da rede hidrográfica num mapa topográfico. Execução de perfis rectilíneos: construção da bitola, determinação da equidistância gráfica, sobreelevação, construção do perfil, infomação adicional (orientação, toponímia, escalas). A rosa dos ventos (pontos cardeais, colaterais e intermédios).


Saída de Campo - Malveira da Serra

28 Março 2019, 08:00 Pedro Costa

Saída de Campo - Malveira da Serra


10ª Aula Teórica

27 Março 2019, 11:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg

Processos geológicos fundamentais: Meteorização e formação de rochas sedimentares – Parte II:

(i) Tipos de sedimentos; (ii) Os processos de Diagénese e formação de rochas sedimentares; (iii) Critérios macroscópicos para classificação das rochas sedimentares - alguns exemplos; (iv) Ambientes de sedimentação e suas assinaturas nas rochas; (v) Estruturas sedimentares – critérios de proveniência, identificação do meio de dispersão e de concentração dos sedimentos e critérios de polaridade.

Leituras recomendadas:

[1] Marshak, Stephen (2008) - Earth: portrait of a planet. W. W. Norton & Company, London (3ª edição), 832p & Anexos.  [Cap. 7]

[2] Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p. [Cap. 5 & 16]

[3] http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html   [Cap. 7a & 7b]