Sumários
10ª Aula Prática
26 Abril 2018, 08:00 • José Eduardo de Oliveira Madeira
Aula de Campo na Malveira da Serra. A Serra de Sintra e a região envolvente. O Maciço de Sintra, estrutura e litologias: granitos e dioritos, filões. A sequência sedimentar encaixante: os "Calcários de S. Pedro" e os "Xistos do Ramalhão", estratigrafia e litologias. Filões concordantes e discordantes, máficos e félsicos. Estruturas de deformação: boudinagem. Medição da atitude da estratificação e dos filões. Execução de esquemas em corte.
17ª Aula Teórica
23 Abril 2018, 11:00 • Maria Carla Ribeiro Kullberg
Dinâmica do Sistema Climático: meteorização, erosão e instabilidade de vertentes.
O início do processo de distribuição de sedimentos à superfície dos continentes. Instabilidade de vertentes e Movimentos de Massa – o que são, porque acontecem. Factores que favorecem a sua ocorrência. Classificação dos Movimentos de perda de Massa. Identificação da perigosidade dos movimentos de perda de massa – medidas de prevenção e de remediação.
Leituras recomendadas:
[1] Marshak, Stephen (2008) - Earth: portrait of a planet. W. W. Norton & Company, London (3ª edição), 832p & Anexos. [Cap. 16]
[2] Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p. [Cap. 16]
[3] http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html [Cap. 16]
[4] http://geology.com/usgs/landslides/
Ver outros textos disponíveis na página moodle.
Aula n.º 8
19 Abril 2018, 14:00 • João Cascalho
Aula de campo na Praia da Bafureira. Observação das formações geológicas presentes na arriba desta praia e treino de medição com a bússola de geólogo das atitudes (direcção e inclinação) dos planos de estratificação.
8ª Aula Prática
19 Abril 2018, 13:00 • Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
Continuação da observação, análise e descrição de amostras de mão dos diversos tipos litológicos. Identificação de alguns minerais menos abundantes e características especiais de alguns tipos de litologias.
Aula da Campo - Praia da Bafureira
19 Abril 2018, 11:00 • Ícaro Fróis Dias da Silva
Primeira
saída de campo: Praia da Bafureira. Introdução à geologia da região de Lisboa.
Identificação das principais litologias e sua relação com a evolução geológica
da Bacia Lusitaniana. Levantamento de coluna litoestratigráfica. Utilização da
bússola de geólogo. Realização de cortes geológicos