Sumários

2ª Aula prática – PL11

30 Setembro 2016, 14:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg

Perfis topográficos naturais e sobrelevados. Medição de distâncias sobre cartas topográficas. Cota de um ponto intermédio. Cálculo do declive. Introdução ao uso da bússola: rumos, miradas, azimute inverso. Marcação de um ponto na carta por triangulação. Exercícios de aplicação.


Aula n.º 2

30 Setembro 2016, 10:30 João Cascalho

Conclusão dos exercícios iniciados na aula anterior (perfil topográfico e interpretação de mapa topográfico). Introdução ao uso da bússola: noção de azimute; orientação da carta topográfica; como traçar um rumo no mapa; como fazer uma mirada com bússola. Marcação de um ponto na carta por triangulação (mirada e azimute); exercício de aplicação no campus da FCUL.


Introdução ao uso da bússola de reconhecimento.

30 Setembro 2016, 10:00 Carlos Marques Silva

Noção de azimute, orientação de cartas topográficas, traçar um rumo, miradas, azimute inverso. Marcação de um ponto na carta, por triangulação. Exercício prático de aplicação no campus da FCUL.


P2

29 Setembro 2016, 16:30 Mário Albino Pio Cachão

Continuação da aula anterior: execução de um perfil topográfico natural. Introdução ao uso da bússola: Noção de azimute; orientação de cartas topográficas; traçar um rumo; miradas; azimute inverso. Marcação de um ponto na carta, por triangulação. Exercício de aplicação no campus da FCUL.


Confirmação da proposta de Holmes (convecção no Manto)

29 Setembro 2016, 14:00 Francisco Fatela

Comparação da composição da crosta continental com a composição da crosta oceânica; diferenças de densidade entre a crosta e o manto superior. Flutuabilidade dos Continentes sobre o Manto.

Gradiente Geotérmico. Os mecanismos de transferência de calor desde o interior da Terra até à superfície: Condução e Convecção.

As Cristas Médias Oceânicas, as anomalias do Fluxo Térmico e a prova do motor da Deriva dos Continentes.

As Placas Litosféricas.

Da Teoria da Deriva dos Continentes à Teoria da Tectónica de Placas.

As Fronteiras das Placas Litosféricas:

a) Divergentes – exemplos de rifte oceânico e de rifte intra-continental;

b) Convergentes – exemplos de colisão de placa oceânica com placa continental, placa oceânica com placa oceânica e de duas placas de litosfera continental;

c) Transformantes, o exemplo Açores-Gibraltar.

O modelo actual de 12 grandes placas litosféricas.

A velocidade de deslocação das placas litosféricas; factores que a podem incrementar ou reduzir. Processos responsáveis pela deslocação das placas litosféricas: correntes de convecção vs "ridge push / slab pull”.