Sumários
Aula 12 - Morfogénese da face e do pescoço
26 Março 2018, 17:00 • Solveig Thorsteinsdottir
A crista neural e a morfogénese da face e dos tecidos do pescoço. A crista neural. Os estudos pioneiros de Nicole Le Douarin. A crista que expressa genes Hox versus a crista que não expressa Hox. Os arcos branquiais e os principais derivados. O estudo da formação da face. Comunicação entre tecidos é essencial para o desenvolvimento normal da face. Vias de sinalização envolvidas. Mofogénese do pescoço. Formação do timo. Derivados da endoderme da faringe. A crista neural cardíaca. O papel de sinalização Shh e notch na diferenciação dos tecidos do 2º arco branquial.
Conferência proferida pela Prof. Hélia Neves (Faculdade de Medicina, UL)
Dia 11 (3 horas)
23 Março 2018, 13:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Acompanhamento dos trabalhos dos alunos. Discussão sobre os resultados obtidos e análise de resultados.
Depois do fim a disciplina, a docente continua disponível para a análise e discussão dos resultados e para tirar dúvidas relativamente a apresentação dos dados e a escrita do relatório final. Essas discussões são feitas em horário a combinar e até a data da entrega do relatório final.
Aula 11 - Os organoides como modelo para desenvolvimento de tecidos e orgãos
23 Março 2018, 09:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Os organoides como modelo para desenvolvimento de tecidos e orgãos. Vantagens e desvantagens. Protocolos de diferenciação de mini-cérebros. Utilização de mini-cérebros para estudos de neurotoxicidade.
Conferência proferida pela Mestre Carolina Nunes, ex-aluna do Mestrado (a fazer doutoramento em Lausanne, Suiça)
Dia 10(3 horas)
22 Março 2018, 14:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Acompanhamento dos trabalhos dos alunos.
Aula 10 Morfogénese por ramificação
22 Março 2018, 09:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Morfogénese por ramificação. Exemplos de orgãos que se forma através de morfogénese por ramificação. O processo básico: formação de botões (buds) e o seu crescimento e ramificação progressiva. O papel de perlecan no aumento da sinalização Fgf10. O papel de Fgf10 no crescimento e a indução de Sprouty quando a concentração de Fgf10 é elevada. O papel de Shh na inibição da expressão de Fgf10. A estabilização da fenda pelo Tgfbeta e sintese de fibronectina e a dinamica da sintese e montagem de uma matriz de fibronectina na fenda. O papel de tensão celular via ROCK e miosina II na ramificação. Modelo actual de morfogénese por ramificação.