Sumários
Aula 3 - Apresentação teórica dos projetos práticos
7 Março 2018, 14:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Introdução à parte prática da disciplina. Esta parte é em comum com a disciplina no bloco seguinte, Evolução e Desenvolvimento, lecionada pelo Prof. Élio Sucena, tendo assim uma duração de 6 semanas (3 semanas GMD + 3 semanas ED) excluíndo as férias da Páscoa.
Apresentação dos objetivos, métodos de avaliação e regras de trabalho (com a presença de ambos os docentes: Sólveig Thorsteinsdóttir e Élio Sucena). Apresentação dos três projetos práticos disponíveis, incluindo as suas bases científicas, a questão principal que se pretende estudar e os métodos envolvidos. Os projetos de 2015/2016 são os seguintes:
- Does tissue tension regulate segmentation?
- Testing behavioural avoidance as an immune mechanism.
Pretende-se que os alunos trabalhem nos seguintes pontos: 1. Estudo da questão científica e dos métodos envolvidos. 2. Delineamento experimental. 3. Treino nas técnicas envolvidas (as primeiras experiências). 4. Organização temporal das experiências (Google calendar). 5. Execução de experiências e a análise dos resultados obtidos. 6. Eventuais ajustes no delineamento experimental face aos resultados obtidos. 7. Análise global dos resultados obtidos. 8. Enquadramento dos resultados no conhecimento existente. 9. Escrita do relatório final em forma de artigo científico.
Seguiu-se a escolha de projeto por parte dos alunos e formação dos grupos de trabalho.
Aula 2 - Comunicação célula-célula 1
7 Março 2018, 11:00 • Solveig Thorsteinsdottir
A teoria do papel dos morfogénios na padronização durante o desenvolvimento embrionário. Considerações históricas (Turing, Wolpert). A comunicação célula-célula é essencial para a coordenação do desenvolvimento animal. Classicalmente, considera-se que essa comunicação pode ocorrer de três formas: 1. Via pequenas moléculas ou factores parácrinos segregados por uma célula e capturados por receptores específicos na superfície de células relativamente próximas onde desencadeiam uma resposta. 2. Via contacto entre células adjacentes, envolvendo moléculas inseridas nas membranas destas células adjacentes. 3. Via a sintese e montagem de matriz extracelular com a qual células próximas ou células em migração possam interagir.
Exemplos de pequenas moléculas usadas na comunicação célula-célula (iões, CO, NO, cAMP, retinoides etc). O papel da cAMP na agregação do Dyctostelium discoideum. As principais famílias de factores parácrinos (FGFs, VEGFs, PDGFs, TGFbeta, BMPs, Wnts e hedgehogs). Exemplos de cada uma destas famílias e as vias de transdução de sinal activas em cada um dos casos. Multiplos exemplos sobre o seu papel em várias situações de desenvolvimento animal.
Noções recentes sobre estabelecimento de gradientes de morfogénios. Modelo síntese-difusão-remoção. Variações desse modelo e exemplos.
Aula 1 - Introdução ao tema da disciplina
7 Março 2018, 09:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Introdução geral à disciplina Genes e Moléculas no Desenvolvimento do Mestrado BED. Objectivos da disciplina. Apresentação do conceito de modularidade como é actualmente utilizado na área da Biologia do Desenvolvimento. Definição de redes moleculares, rotinas celulares e organização supracelular como os três níveis em que o desenvolvimento é regulado. As redes moleculares são relativamente poucos e altamente conservados. Os efeitos das redes moleculares nas rotinas celulares e na organização supracelular são variados e dependem do contexto. Experiências do Balinsky em 1933; transplante de vesícula óptica para o flanco resulta na formação de um membro porque a via de indução dos membros utiliza Fgf8, expresso na vesícula óptica.
As primeiras fases do desenvolvimento embrionário: clivagem, gastrulação, neurulação e o início da organogénese. O papel da proliferação celular, diferenciação celular e a morfogénese no desenvolvimento animal. A expressão génica diferencial como paradigma para a produção de células diferentes. Mecanismos de controlo de expressão génica diferencial e exemplos ilustrativos. Estratégias de desenvolvimento: desenvolvimento autónomo versus desenvolvimento regulativo e exemplos de cada. O conceito de informação de posição e como morfogénios influenciam a formação de estruturas.