Sumários
Aula 8 Desenvolvimento do sistema nervoso 2
15 Março 2018, 11:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Introdução a sistema nervoso central: alguns números. O mecanismo da indução neural. Os antagonistas de BMP e o seu papel na inibição de atividade BMP. Os progenitores bipotenciais durante a gastrulação. A regionalização do tecido neural; o papel da endoderme da faringe e a mesoderme da cabeça na indução do desenvolvimento do encéfalo. O neuroepitélio do tubo neural dos embriões de vertebrado é um epitélio germinativo. O fenómeno de inibição lateral. A polarização dorsal ventral pelo BMP4 e Shh regionaliza o tubo neural. A sinalização notch como mecanismo de produção de neurónios diferenciados e a manutenção simultânea de precursores neurais.
Caracterização da organização da espinal medula no peixe zebra. Caracterização do padrão temporal da regeneração da espinal medula no peixe zebra após lesão. Caracterização da resposta molecular durante a regeneração da espinal medula no peixe zebra após lesão.
Conferência proferida pela Doutora Ana Ribeiro (IMM)
Aula 7 Desenvolvimento do sistema nervoso 1
15 Março 2018, 09:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Desenvolvimento do sistema nervoso 1. Indução neural, o papel dos inibidores de BMP em permitir o desenvolvimento neural e o papel de Wnt na polarização antero-posterior do sistema nervoso central. Desenvolvimento do cérebro: o cérebro não-Hox vs o cérebro Hox.
A crista neural. Derivados da crista neural. Delaminação da crista neural. Os caminhos migratórios das células da crista neural. O desenvolvimento do sistema nervoso enterico. O fenómeno de migração celular colectiva na crista neural: a crista neural cefálica em embriões de anfíbios: o papel de adesão célula-célula na polarização e na eficâcia da migração.
Processos envolvidos na inervação e formação da junção neuro-muscular.
Dia 5 (6 horas)
14 Março 2018, 11:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Acompanhamento dos trabalhos dos alunos. Continuação do protocolo de hibridação in situ, incluindo a revelação. Colheita e cultura de explantes.
Aula 6 - Desenvolvimento do músculo esquelético 2
14 Março 2018, 09:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Desenvolvimento de músculo esquelético 2. Miogénese primária é seguida pela miogénese secundária (e, em animais grandes, miogénese terciaria etc). Fibras lentas versus fibras rápidas. Conversão entre fibras lentas e rápidas. Mioblastos primários, secundários e células satélite. Possíveis mecanismos da sua segregação durante o desenvolvimento. O desenvolvimento do músculo por vagas e o papel da via notch e do ambiente parácrino em cada vaga. O papel da innervação. Uma análise do fenótipo do mutante integrina beta1D knock-in pelos alunos.
Dia 4 (6 horas)
13 Março 2018, 11:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Acompanhamento dos trabalhos dos alunos. Orientação técnica. Processamento de embriões para hibridação in situ.