Sumários

Aula 12

20 Março 2020, 14:00 Solveig Thorsteinsdottir

Morfogénese por ramificação. Exemplos de orgãos que se forma através de morfogénese por ramificação. O processo básico: formação de botões (buds) e o seu crescimento e ramificação progressiva. O papel de perlecan no aumento da sinalização Fgf10. O papel de Fgf10 no crescimento e a indução de Sprouty quando a concentração de Fgf10 é elevada. O papel de Shh na inibição da expressão de Fgf10. A estabilização da fenda pelo Tgfbeta e sintese de fibronectina e a dinamica da sintese e montagem de uma matriz de fibronectina na fenda. O papel de tensão celular via ROCK e miosina II na ramificação. Modelo actual de morfogénese por ramificação.

Duração da aula: 2h.


Aula 11

20 Março 2020, 10:00 Solveig Thorsteinsdottir

Aula dada em formato videoconferência. Conferência proferida pela Prof. Hélia Neves (Faculdade de Medicina, UL) com a presença da docente.

A crista neural e a morfogénese da face e dos tecidos do pescoço. A crista neural. Os estudos pioneiros de Nicole Le Douarin. A crista que expressa genes Hox versus a crista que não expressa Hox. Os arcos branquiais e os principais derivados. O estudo da formação da face. Comunicação entre tecidos é essencial para o desenvolvimento normal da face. Vias de sinalização envolvidas. Mofogénese do pescoço. Formação do timo. Derivados da endoderme da faringe. A crista neural cardíaca.

Duração da aula: 2h.


Aula 10

19 Março 2020, 10:00 Solveig Thorsteinsdottir

Aula dada em formato videoconferência. Conferência proferida pelo Doutor Joaquín Rodriguez-León (Universidade de Estremadura, Espanha) com a presença da docente.

Desenvolvimento dos membros dos tetrapodes. As vias de sinalização mais frequentemente usadas durante o desenvolvimento embrionário. O modelo galinha para o estudo do desenvolvimento dos membros. Iniciação do limb bud, estabelecimento do AER e crescimento próximo-distal. Modelos existentes. Polarização antero-posterior. O papel do Shh no ZPA. Polarização dorso-ventral. Wnt7a da ectoderme induz lmx1b no membro dorsal. Coordenação entre os três centros de sinalização (AER, ZPA e ecoderme dorsal).

 

Esculpir o botão do membro. O papel da apopotose na criação da forma final do membro. O papel duplo dos BMPs, na condrogénese e na apopotose. O papel da activina na manutenção dos dedos. O papel auxiliar de Fgfs na indução da apopotose nas membranas interdigitais.

Duração da aula: 2h.


Aula 9

18 Março 2020, 13:30 Solveig Thorsteinsdottir

A crista neural e o sistema nervoso periférico. Derivados da crista neural. Delaminação da crista neural. Os caminhos migratórios das células da crista neural.

Migração das células da crista neural vagal e sacral e a formação do sistema nervoso entérico do tubo digestivo. O papel da crista neural no desenvolvimento do estomago.

Processos envolvidos na inervação e formação da junção neuro-muscular.

Duração da aula: 2h.


Aula 8

18 Março 2020, 10:00 Solveig Thorsteinsdottir

Aula dada em formato videoconferência. Conferência proferida pela Doutora Ana Ribeiro (IMM) com a presença da docente.

Introdução a sistema nervoso central: alguns números. O mecanismo da indução neural. Os antagonistas de BMP e o seu papel na inibição de atividade BMP. Os progenitores bipotenciais durante a gastrulação. A regionalização do tecido neural; o papel da endoderme da faringe e a mesoderme da cabeça na indução do desenvolvimento do encéfalo. O neuroepitélio do tubo neural dos embriões de vertebrado é um epitélio germinativo. O fenómeno de inibição lateral. A polarização dorsal ventral pelo BMP4 e Shh regionaliza o tubo neural. A sinalização notch como mecanismo de produção de neurónios diferenciados e a manutenção simultânea de precursores neurais.

Caracterização da organização da espinal medula no peixe zebra. Caracterização do padrão temporal da regeneração da espinal medula no peixe zebra após lesão. Caracterização da resposta molecular durante a regeneração da espinal medula no peixe zebra após lesão.

Duração da aula: 2h