Sumários
A construção de uma disciplina: os atores, as instituições, as revistas
30 Novembro 2020, 16:00 • Ana Duarte Rodrigues
A aula foi dada via zoom por imposições de restrição à circulação por causa da pandemia.
Tópicos em discussão na historiografia da ciência desde a sua génese enquanto disciplina. Dicotomias em ação: internalista vs externalista.
- George Sarton: História da Ciência como novo humanismo
- A História da Ciência Urbana e o ‘Spatial Turn’
- História das Ciências coloniais e História das Ciências pós-coloniais
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: A. THACKRAY, R.K. MERTON, “On Discipline Building: The Paradoxes of George Sarton,” Isis, 63 (1972), 472-495.
O choque e a mudança com Boris Essen: Para uma História da Ciência mais Social
23 Novembro 2020, 18:00 • Ana Duarte Rodrigues
O estruturalismo e a influência dos estudos literários.
· O congresso de 1931 e o impacto de Boris Essen na história da ciência.
· Edgar Zilsel e o impacto dos artesãos na construção de conhecimento. Novo xadrez social na base da modernidade científica.
· Robert Murton e a Sociologia da Ciência.
· As críticas ao estruturalismo e o pós-modernismo.
· Roland Barthes e a morte do autor. O seu impacto na história da ciência. A morte da verdade.
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: SHAPIN, Steven, “History of Science and its Sociological Reconstructions”, History of Science, 20 (1982), 157-211.
O choque e a mudança com Boris Essen: Para uma História da Ciência mais Social
23 Novembro 2020, 16:00 • Ana Duarte Rodrigues
O estruturalismo e a influência dos estudos literários.
· O congresso de 1931 e o impacto de Boris Essen na história da ciência.
· Edgar Zilsel e o impacto dos artesãos na construção de conhecimento. Novo xadrez social na base da modernidade científica.
· Robert Murton e a Sociologia da Ciência.
· As críticas ao estruturalismo e o pós-modernismo.
· Roland Barthes e a morte do autor. O seu impacto na história da ciência. A morte da verdade.
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: SHAPIN, Steven, “History of Science and its Sociological Reconstructions”, History of Science, 20 (1982), 157-211.
Fazer história, dos estudos pós-coloniais à “grande história”
16 Novembro 2020, 18:00 • Ana Duarte Rodrigues
Aula lecionada pelo Prof. Jorge Flores
Estudos pós-coloniais, estudos subalternos e eurocentrismo
· A história e os cultural studies
· A moda dos turns, do cultural ao animal
· A microstoria (italiana mas não apenas)
· A história cruzada e a história conectada
· A world history e a global history
· O tempo presente: o History manifesto e a big history
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: Sarah Maza, “How is History Produced”, in id., Thinking about History (Chicago & Londres, 2017), cap. 4, pp. 118-156.
Fazer história, dos estudos pós-coloniais à “grande história”
16 Novembro 2020, 16:00 • Ana Duarte Rodrigues
Estudos pós-coloniais, estudos subalternos e eurocentrismo
· A história e os cultural studies
· A moda dos turns, do cultural ao animal
· A microstoria (italiana mas não apenas)
· A história cruzada e a história conectada
· A world history e a global history
· O tempo presente: o History manifesto e a big history
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: Sarah Maza, “How is History Produced”, in id., Thinking about History (Chicago & Londres, 2017), cap. 4, pp. 118-156.