Sumários

A construção de uma disciplina: os atores, as instituições, as revistas

30 Novembro 2020, 16:00 Ana Duarte Rodrigues

A aula foi dada via zoom por imposições de restrição à circulação por causa da pandemia.


Tópicos em discussão na historiografia da ciência desde a sua génese enquanto disciplina. Dicotomias em ação: internalista vs externalista.

  • George Sarton: História da Ciência como novo humanismo
  • A História da Ciência Urbana e o ‘Spatial Turn’
  • História das Ciências coloniais e História das Ciências pós-coloniais

·      Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.

 

 

Leitura obrigatória: A. THACKRAY, R.K. MERTON, “On Discipline Building: The Paradoxes of George Sarton,” Isis, 63 (1972), 472-495.

 


O choque e a mudança com Boris Essen: Para uma História da Ciência mais Social

23 Novembro 2020, 18:00 Ana Duarte Rodrigues

O estruturalismo e a influência dos estudos literários.

·      O congresso de 1931 e o impacto de Boris Essen na história da ciência.

·      Edgar Zilsel e o impacto dos artesãos na construção de conhecimento. Novo xadrez social na base da modernidade científica.

·      Robert Murton e a Sociologia da Ciência.

·      As críticas ao estruturalismo e o pós-modernismo.

·      Roland Barthes e a morte do autor. O seu impacto na história da ciência. A morte da verdade.

·      Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.

 

 

Leitura obrigatória: SHAPIN, Steven, “History of Science and its Sociological Reconstructions”, History of Science, 20 (1982), 157-211.


O choque e a mudança com Boris Essen: Para uma História da Ciência mais Social

23 Novembro 2020, 16:00 Ana Duarte Rodrigues

O estruturalismo e a influência dos estudos literários.

·      O congresso de 1931 e o impacto de Boris Essen na história da ciência.

·      Edgar Zilsel e o impacto dos artesãos na construção de conhecimento. Novo xadrez social na base da modernidade científica.

·      Robert Murton e a Sociologia da Ciência.

·      As críticas ao estruturalismo e o pós-modernismo.

·      Roland Barthes e a morte do autor. O seu impacto na história da ciência. A morte da verdade.

·      Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.

 

 

Leitura obrigatória: SHAPIN, Steven, “History of Science and its Sociological Reconstructions”, History of Science, 20 (1982), 157-211.


Fazer história, dos estudos pós-coloniais à “grande história”

16 Novembro 2020, 18:00 Ana Duarte Rodrigues

Aula lecionada pelo Prof. Jorge Flores

Estudos pós-coloniais, estudos subalternos e eurocentrismo

·       A história e os cultural studies

·       A moda dos turns, do cultural ao animal

·       A microstoria (italiana mas não apenas)

·       A história cruzada e a história conectada

·       A world history e a global history

·       O tempo presente: o History manifesto e a big history

·      Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.

 

 

Leitura obrigatória: Sarah Maza, “How is History Produced”, in id., Thinking about History (Chicago & Londres, 2017), cap. 4, pp. 118-156.

 


Fazer história, dos estudos pós-coloniais à “grande história”

16 Novembro 2020, 16:00 Ana Duarte Rodrigues

Estudos pós-coloniais, estudos subalternos e eurocentrismo

·       A história e os cultural studies

·       A moda dos turns, do cultural ao animal

·       A microstoria (italiana mas não apenas)

·       A história cruzada e a história conectada

·       A world history e a global history

·       O tempo presente: o History manifesto e a big history

·      Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.

 

 

Leitura obrigatória: Sarah Maza, “How is History Produced”, in id., Thinking about History (Chicago & Londres, 2017), cap. 4, pp. 118-156.