Sumários
Fazer história, entre a criação de uma disciplina no século XIX e os debates do pós-guerra
9 Novembro 2020, 18:00 • Ana Duarte Rodrigues
Aula dada pelo Prof. Jorge Flores
Leopold von Ranke (m. 1886), e a história enquanto disciplina (científica?)
· Max Weber (m. 1920) e as raízes do cruzamento da história com as ciências sociais
· A escola dos Annales e as suas figuras centrais: Febvre, Bloch, Braudel
· História social vs. (má) história política; história comparada vs. história nacional; demografia histórica, história quantitativa e história serial
· Marxismo, estruturalismo e história
· A “nova história” e os caminhos da disciplina nos anos de 1980
· O panorama português, de Alexandre Herculano (m. 1877) a Magalhães Godinho (m. 2011)
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: José Costa D’ Assunção Barros, “A ESCOLA DOS ANNALES: considerações sobre a História do Movimento”, Revista História em Reflexão, vol. 4 n. 8 (Jul-Dez. 2010), pp. 1-29.
Fazer história, entre a criação de uma disciplina no século XIX e os debates do pós-guerra
9 Novembro 2020, 16:00 • Ana Duarte Rodrigues
Aula dada pelo Prof. Jorge Flores
Leopold von Ranke (m. 1886), e a história enquanto disciplina (científica?)
· Max Weber (m. 1920) e as raízes do cruzamento da história com as ciências sociais
· A escola dos Annales e as suas figuras centrais: Febvre, Bloch, Braudel
· História social vs. (má) história política; história comparada vs. história nacional; demografia histórica, história quantitativa e história serial
· Marxismo, estruturalismo e história
· A “nova história” e os caminhos da disciplina nos anos de 1980
· O panorama português, de Alexandre Herculano (m. 1877) a Magalhães Godinho (m. 2011)
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: José Costa D’ Assunção Barros, “A ESCOLA DOS ANNALES: considerações sobre a História do Movimento”, Revista História em Reflexão, vol. 4 n. 8 (Jul-Dez. 2010), pp. 1-29.
História da Ciência no Iluminismo
2 Novembro 2020, 18:00 • Ana Duarte Rodrigues
O papel da história nas ciências contemporâneas.
· A forte crença do progresso e na ciência e suas repercussões na história da ciência.
· Priestley e os textos sobre eletricidade.
· As obras de Lavoisier.
· As origens da Filosofia da Natureza e a Naturforschung.
· O impacto das viagens de Humboldt na história da ciência europeia. A organização das disciplinas na Humboldt Universitat.
· O papel do génio na história da ciência e na história da arte romântica.
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: Jennings, Edward, “The ferment of Knowledge: The historiography of eighteenth century science”, The Eighteenth Century, 24 (3), 1983, pp. 244-256.
ou
Leitura obrigatória: CUNNINGHAM, Andrew e Nicholas Jardine, Romanticism and the Sciences, Cambridge: Cambridge University Press, 1990. (qualquer capítulo)História da Ciência no Iluminismo
2 Novembro 2020, 16:00 • Ana Duarte Rodrigues
O papel da história nas ciências contemporâneas.
· A forte crença do progresso e na ciência e suas repercussões na história da ciência.
· Priestley e os textos sobre eletricidade.
· As obras de Lavoisier.
· As origens da Filosofia da Natureza e a Naturforschung.
· O impacto das viagens de Humboldt na história da ciência europeia. A organização das disciplinas na Humboldt Universitat.
· O papel do génio na história da ciência e na história da arte romântica.
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.
Leitura obrigatória: Jennings, Edward, “The ferment of Knowledge: The historiography of eighteenth century science”, The Eighteenth Century, 24 (3), 1983, pp. 244-256.
ou
Leitura obrigatória: CUNNINGHAM, Andrew e Nicholas Jardine, Romanticism and the Sciences, Cambridge: Cambridge University Press, 1990. (qualquer capítulo)Biografias dos cientistas: de heróis a homens
26 Outubro 2020, 18:00 • Ana Duarte Rodrigues
As biografias científicas face ao género biográfico em geral.
· A identidade das biografias científicas e a sua relação com as hagiografias.
· Problemas levantados pelas biografias científicas.
· As primeiras biografias científicas.
· Comparação entre as Vite de matemáticos e as Vite de artistas.
· As várias biografias de Galileu: De génio a cortesão.
· A quase ausência de biografias de cientistas portugueses.
· Apresentação do texto por um aluno e discussão do mesmo entre o grupo.