Sumários

Replicar e reconstruir experiências históricas

10 Abril 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Replicar na história experimental da ciência é usado em relação a experiências de física. Que pesquisas normalmente se fazem para se atingir o objectivo. Isto é diferente no caso das ciências da vida. As pesquisas a empreender serão outras, incluindo as históricas. Tomou-se como exemplo o livro de Darwin, a origem das espécies. Foram tidas em conta as 6 edições da obra assim como parte da correspondência. Mostrou-se a variedade das interpretações no tempo, mas também através da traduções. Como apurar o texto, determinados excertos, para o podermos tomar como base para uma reconstrução. Tendo em conta a multiplicidade de exemplos dados por Darwin, que casos poderiam ser cruciais para determinados fins.
Discussão sobre as discrepâncias entre o Darwin, autor do livro, e o que os estudantes ouviram dele e do livro no secundário.


Máquina de Atwood: experiências ao longo da história

3 Abril 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

As experiências sobre o que viria a ser conhecido como a máquina de Atwood, no Tratado do autor (1784).
Interpretações dos historiadores e filósofos: modo de provar a segunda lei de Newton, entendida como F=ma.
Experiências da máquina em manuais do séc. XIX. A simplificação da máquina original.
A experiência de pesagem da máquina por Poggendorff (1853). As variantes nos manuais germânicos.
A experiência de pesagem da máquina por Prado, 1970.
Experiências de pesagem com sensores de força, 2006, 2015.
Consequências das experiências de pesagem na resolução de problemas da máquina composta.
Consequências das experiências para a interpretação típica dos manuais contemporâneos.


Experiências e problemas mecânicos

27 Março 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Síntese das sessões anteriores sobre calor e energia. Distinção entre experiências e as teorias do calor substância, calor movimento e conservação da energia. A disseminação da energética.
Início do capítulo sobre o movimento.
A experiência do plano inclinado de Galileu.
Experiências sobre o plano inclinado no séc. XVIII: os dados obtidos e a resolução de problemas em trabalhos de Gravesande, Rutherforth, Rowning,  Helsham, Adams e Emerson. Tratamento dado ao plano inclinado em manuais do séc. XIX. Comparação com a estratégia de resolução do problema em manuais contemporâneos. Experiências sobre pesagem de corpos em movimento em plano inclinado.
Questões bibliográficas, como encontrar os materiais originais, e panorâmica de imagens de peças de museus relativas ao estudo do movimento.





Experiências de calor e trabalho

20 Março 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Comparação das experiências de Joule com compressão e rarefação de gases e experiências similares surgidas no quadro do calor como substância, para justificar a articulação dos resultados de Joule para defender  tese do calor como movimento. O uso do termo técnico ‘energia’ por Thomson e o factor usado no cálculo para passar de calor a unidades mecânicas.

Os trabalhos dos engenheiros dos anos 1820-30 que levaram ao conceito de trabalho.

Análise dos argumentos que levaram à tese da dissipação universal da energia. Os trabalhos de Clausius.

O aparecimento dos termos energia potencial e cinética. A síntese de Maxwell no Teoria do Calor.


Experiências de calor e movimento

13 Março 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Breve sinopse da sessão anterior, para salientar aspectos que importavam para a presente.

Foi realizada a experiência de Mayer: agitação veemente de água num tubo de ensaio, com medição da temperatura antes e depois da agitação. Foi exemplificada a ideia de Mayer com o electróforo. Foi estudado o cálculo do primeiro equivalente mecânica do calor, incluindo a origem dos dados.

Como Mayer utilização dados empíricos, sobre quantidade de mantimentos e grau de esforço físicos, para generalizar a sua teoria.

As experiências de Colding 1843: estudo em pormenor das primeiras 3 e cálculos envolvendo as 7.  

A experiência da roda de pás de Joule, 1850. Análise das imagens de Joule e das tentativas de réplica, Os valores obtidos e o cálculo do equivalente mecânica do calor.

A experiência similar de Rowland, 1879. Os avanços técnicos e de precisão dos cálculos.

Comparação entre as imagens e interpretações da experiência de Joule em manuais contemporâneos e as originais. Discussão desta comparação e da dificuldade em definir energia constante em manuais contemporâneos.