Sumários

Modelos e hipóteses

29 Maio 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Quando uma ciência apresenta uma hipótese, apenas se pode criar um modelo. Tal acontece na Geologia como na Física, donde provêem os exmplos considerados. Tratou-se a tese de Wegener, deriva continental, e a dos pontos quentes de Wilson, e a ideia primordial que deu origem ao dito Big Bang.
Trataram-se ainda um conjunto de tópicos que respondiam a interesses próprios dos estudantes.
Finalmente foi feita uma breve síntese de métodos e da utilidade da história experimental da ciência, que agora podia ser facilmente documentada, em virtude do trabalho realizado.  


Complexidade como função da experiência

22 Maio 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

A sessão anterior mostrou que a complexidade crescia com o tempo. Tal depende também das experiências escolhidas, como se mostra hoje: foi tratada a experiência de Cavendish de determinação a densidade da Terra.
Tratou-se ainda no quadro da física da experiência de Reines-Cowan.
Para dar uma ideia da complexidade no âmbito bioquímico trataram-se os trabalhos de Fleming, que conduziram à desocberta da penicilina; a síntese dos compostos orgânicos na hipótese da Terra primitiva, Miller e Urey.


Condições de replicabilidade das experiências

15 Maio 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Nesta sessão foram abordadas experiência físicas de épocas diferentes, com diferentes exigências de complexidade.
Os exemplos escohidos foram:
- a experiência de óptica de Young. Trat-se duma experiência com impacte na ciência, mas cuja replicação é exequível à nossa escala.
- as experiências de balde de gelo de Faraday.
- a experiência Michelson-Morley, cuja replicação não está ao nosso alcance.
- a famosa experiência de Milikan, onde apesar dos dados de medição obtidos e daqueles que a história da ciência veio a descortinar, não é exequível nas circunstâncias actuais.



Estudo histórico para a reconstrução de experiências

8 Maio 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Tratou-se a experiência de Büchner, a Fermentação alcoólica sem leveduras, de 1897. Para isso teve.se em conta a história da investigação em levedura nos anos entre 1880 e 1900. A comparação com um manual contemporâneo permitiu compreender a dimensão histórica do resultado.
No quadro da atribuição do prémio Nobel a Ohsumi, foram tratados dois artigos do autor: um com Tsukada, 1993, e outro com Mizishima, Yamamotom, Matsui e Yoshimori, de 2004. Estes artigos, com alguma informação suplementar, permitiu dar uam ideia do desenvolvimento histórico duma investigação.
Na parte final da aula, foi realizado um inquérito escrito, cujo objectivo era permitir perceber a compreensão dos assuntos, uma vez que os temas são  diversos e os estudantes de licenciaturas diferentes.


Reconstrução de experiências em ciências da vida

24 Abril 2017, 14:30 Ricardo Lopes Coelho

Retomaram-se alguns aspectos da sessão anterior, onde já se tinham encontrado algumas dificuldades na reconstrução.
Dificuldades dum outro tipo são apresentadas pelas experiências de hoje: Tomou-se como exemplo as experiências de Mendel. Segundo Franklin (2016), estas foram as melhores experiências de sempre, não apenas conceptualmente, mas também dos pontos técnico e metodológico. Foi dado uma panorâmica do que tinha sido feito, tendo em atenção os dados e oo tratamento dos mesmos. Seguiu-se a questão, como reconstruir, uma vez que há uma componente que é apenas actual. Em geral, neste tipo de reconstruções: os métodos são muito importantes; a sequência seguida pelo autor/autores; a preparação de substâncias ou de animais, no casos em que seja necessária, tem de ser assinalada no esboço de reconstrução.

Tratou-se o artigo de Warburg, Wind e Negelein de 1926 sobre o metabolismo de tumores. A incidência reside no primeiro passo, a determinação da tese e dos argumentos dos autores.
Neste termos foi tratado o famoso artigo de Watson e Crick, 1953.