Sumários
HIB 19
27 Novembro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)
Século XVII – na via da Biologia
moderna: a continuação pelo interesse na aquisição de conhecimento, o
aperfeiçoamento da metodologia, o desenvolvimento de instrumentos e técnicas, e
a criação de instituições, sociedades e academias científicas.
As pessoas e o interesse pelo
conhecimento: aumento do número de eruditos e o patrocínio de actividades
científicas, consequências desses dois factores.
O aperfeiçoamento da metodologia:
Francis Bacon e o Novum Organum
Scientiarum; Introdução do raciocínio indutivo, promoção do cuidado e da
precisão nas observações, e da experimentação; René Descartes e o Discurso do
Método; as regras da investigação científica; o Traité de l’Homme e a teoria
mecanicista aplicável ao homem e aos outros animais; Galileu Galilei e a
experimentação quantitativa; o método científico, a sua génese, evolução e
funcionamento.
Século XVII – a Biologia Experimental:
Santorio Santorio: formação médica e relação com Galileu Galilei; o uso do
pendulo e a sua conversão em pulsilogium;
desenvolvimento do termómetro a partir do termoscópio; De statica medica, as experiências sobre o metabolismo basal e a
introdução da experimentação quantitativa em Biologia; a determinação da
importância da perspiratio insensibilis
e da sua variação em função de parâmetros abióticos e fisiológicos.
William Harvey e a descrição da
circulação sanguínea: breve nota biográfica e obra científica.
Francesco Redi: breve nota biográfica
e principais obras; as observações e as experiências com cobras, e a negação de
mitos enraizados; As experiências acerca da geração de insectos e o primeiro
ataque à geração espontânea; os trabalhos de parasitologia; a introdução do
controlo na experimentação.
Século XVII – Microscopia e
microscopistas: Desenvolvimento de instrumentos e técnicas: a evolução das
lentes e a invenção do microscópio composto; o uso dos primeiros microscópios;
o aperfeiçoamento do microscópio composto por Leeuwenhoek e o uso que lhe foi
dado; o papel de Reinier de Graaf na recomendação de Leeuwenhoek à Royal
Society; as observações microscópicas de Leeuwenhoek; Robert Hooke, Micrographia e a criação do termo
“célula”; Jan Swammerdam e o seu papel na microscopia; Marcello Malpighi, De pulmonibus e o detalhe que faltava a
William Harvey.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 18
21 Novembro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)
A História Natural ao longo do Séc.
XVI – o ponto de partida, a evolução, as consequências e os primeiros passos.
Séc. XVI – Jardins Botânicos e
Gabinetes de curiosidades.
Luca Ghini e a criação do jardim
botânico (hortus botanicus) de Pisa e
do primeiro herbário seco (hortus siccus).
Os jardins botânicos e os gabinetes de
curiosidades: origem, popularização, utilidade; como tudo começou (as
descobertas, as explorações e a cristianização dos nativos), e depois (a
curiosidade, a recolha de amostras, o transporte de amostras para a Europa e a
acumulação de amostras em colecções); as consequências (conhecimento da
diversidade dos seres vivos, necessidade de organização da diversidade e
necessidade de procura de um sistema de organização); os primeiros passos
(nomes, organização da diversidade, procura de regras gerais e estudo da
diversidade).
Séculos XV e XVI – Os herbalistas (o
desenvolvimento da Botânica): vida, obra e importância de Otto Brunfels,
Leonhart Fuchs, Hieronymus Bock e Valerius Cordus para o desenvolvimento da
Botânica moderna; a importância de Charles de l’Écluse e Garcia d’Orta para o
conhecimento da Botânica.
Andrea Cesalpino: formação, vida, obra
e contribuição para o conhecimento da diversidade das plantas; a primeira
classificação biológica das plantas.
Johannn Bauhin: formação, vida, obra e
a sua Historia Plantarum Universalis.
Gaspard Bauhin: formação, vida, obra e
contribuição para o conhecimento da diversidade e classificação biológica das
plantas; o Pinax theatri Botanici,
características da obra e da nomenclatura empregue.
Referência a outros herbalistas da
época (Pietro Andrea Mattioli, Rembert Dodoens, Joachim Camerarius, Matthias de
l’Obel, John Gerard e William Turner) e às suas mais importantes obras.
Séculos XV e XVI – os fósseis, os
“jogos da natureza”: esquecido o conhecimento da Antiguidade, a concepção
pós-medieval dos fósseis; Georg Pawer (Agricola) que, na sua obra De Fossilium Natura, cria o termo “fóssil”; o papel de
Bernard Palissy, antecedido por Girolamo Fracastoro e por Leonardo da Vinci.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 17
20 Novembro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)
Séculos XV e XVI – Os anatomistas (a
queda de Galeno): vida, obra e importância para o conhecimento da Anatomia de
Leonardo da Vinci e Andreas Vesalius.
Leonardo da Vinci: formação inicial,
actividades, a obra anatómica (o homem de Vitrúvio e as proporções do corpo
humano, esboços anatómicos e suas características, as anotações, o tratado de
Anatomia que nunca foi escrito e as concessões a Galeno e à Igreja); a
redescoberta no século XIX.
Andreas Vesalius: formação médica e
actividade como professor de Anatomia; as dissecções humanas antes de Vesálio e
a visão deste em relação à prática de dissecções; De humani corporis fabrica, de 1543 (composição e principais
características da obra); comparação com outros tratados anatómicos da época; a
crítica a Galeno, as críticas dos médicos galénicos contemporâneos, a pressão
da Igreja e o ostracismo de que foi alvo durante as últimas décadas da sua
vida.
Principais obras de outros anatomistas
do século XVI seleccionados: Miguel Serveto; Gabriele Fallopio, e Girolamo
Fabrizio d’Aquapendente.
Séculos XV e XVI – Outros avanços na
medicina: vida, obra e importância para o conhecimento médico de Girolamo
Fracastoro, Ambroise Paré e Paracelso.
Girolamo Fracastoro: formação e
interesses de Fracastoro; a abordagem poético-científica ao conhecimento da
sífilis; o carácter pandémico da sífilis pela Europa; a noção de contágio, a
causa da transmissibilidade (os “esporos”) e a sistematização dos agentes
transmissores e das formas de transmissibilidade; a prevenção do contágio e o
estabelecimento de regras de isolamento para os doentes infecciosos.
Ambroise Paré: o “pai” da biologia
forense e o pioneirismo em técnicas de cirurgia e medicina em campos de
batalha; a invenção de instrumentos cirúrgicos.
Paracelso: o perfil de Paracelso, a
oposição a Galeno e aos árabes; a origem da medicina psicossomática e do
recurso a uma farmacopeia química (mineral) para além do uso das plantas.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 16
15 Novembro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)
Séculos XV e VXI – Os
naturalistas de campo (eruditos viajantes): vida, obra e importância para o
conhecimento da Biologia; os exemplos de Gonçalo Fernandez de Oviedo y Valdés,
Edward Wotton, Francisco Hernández de Toledo e José de Acosta; características
gerais das obras dos eruditos viajantes e importância para o conhecimento da
diversidade biológica em outros continentes.
Século XVI - Os naturalistas de
Gabinete (eruditos polígrafos): vida, obra e importância para o conhecimento da
Biologia de Pierre Belon, Ippolito Salviani, Guillaume Rondelet, Conrad Gessner
e Ulisse Aldrovandi; características gerais e aspectos curiosos das obras dos
eruditos polígrafos: por exemplo, a inclusão e descrição de criaturas
fantásticas, resultado de descrições pouco precisas de navegantes, e a
credibilização da existência de tais criaturas através da incorporação em obras
técnicas de autores reputados. Importância das respectivas obras para o
conhecimento da diversidade biológica.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 15
13 Novembro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)
As datas de início e de fim da Idade
Moderna. Antecedentes imediatos do Renascimento: A expansão dos turcos
otomanos; a queda de Constantinopla; a interrupção das rotas comerciais para
oriente e a necessidade de procura de rotas alternativas (marítimas); a fuga
dos intelectuais para ocidente e o incremento na disponibilização das obras e
dos conhecimentos da antiguidade; libertação da escolástica; o desenvolvimento
da imprensa e a proliferação de obras impressas.
A transição para a Idade Moderna: da
Baixa Idade Média para a Idade Moderna; a sociedade, a economia e a cultura no
final da Idade Média; o crescimento do Império Otomano a partir do século XIV;
o desagregar do Império Bizantino; a queda de Constantinopla em 1453 e suas
consequências.
Divisões da Idade Moderna:
Renascimento, o período de preparação (desenvolvimento de métodos e de
tecnologia), e Iluminismo, o período de concretização (consolidação de métodos
e aquisição de saber).
A corrente humanista e o seu papel na
divulgação do conhecimento da Antiguidade e na procura de conhecimento novo.
O cavaleiro medieval dá lugar ao homem
do renascimento: incansável curiosidade intelectual, eclectismo, sensibilidade
em relação a todas as formas de beleza e paixão pelas artes (pintura, escultura
e música).
Desiderius Erasmus: a vida e a obra; a
deambulação pela Europa; o “Elogio da Loucura”, como crítica à prática da
Igreja e incentivo para a reforma.
A prática da Igreja Romana (impostos e
taxas, opulência, ignorância, tirania e indulgências), as correntes dissidentes
e a perda da influência papal na Europa: Martin Luthero e o protestantismo;
Jean Calvin e o Calvinismo; Henrique VIII e a Igreja Anglicana; O Concílio de
Trento, a contra-reforma e a revitalização da Inquisição.
Algumas das principais figuras da
Renascença.
A Biologia antes e durante do
renascimento: os interesses (vertente médica e vertente naturalista), os meios,
o acessível e o adquirido antes do Renascimento; vertentes da Biologia no
Renascimento (vertentes tradicionais e vertentes novas); Francis Bacon, René
Descartes e Galileu Galilei, e a nova metodologia da ciência; o aparecimento de
jardins botânicos, gabinetes de curiosidades, e sociedades e academias
científicas.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.